Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Genro de Bin Laden condenado a prisão perpétua em Nova Iorque

O genro de Bin Laden e antigo porta-voz da Al Qaida, Suleymane Abu Ghaith, foi hoje condenado em Nova Iorque a prisão perpétua, seis meses após ter sido considerado culpado de terrorismo por um júri popular.

Genro de Bin Laden condenado a prisão perpétua em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

21:00 - 23/09/14 por Lusa

Mundo Tribunais

O antigo imã de 48 anos, natural do Kuwait, foi um dos responsáveis da rede terrorista a justificar os atentados de 11 de setembro de 2001, apenas algumas horas após os ataques e sentado ao lado de Usama bin Laden.

De pé no tribunal federal de Manhattan, antes de ser pronunciada a sentença, o imã de barba grisalha declarou, ao citar excertos do Corão, que apenas respeita as decisões de Alá e apenas pedirá a Deus que exerça a compaixão.

"Hoje, quando me amarram as mãos com a intenção de me enterrar vivo, estão a libertar as mãos de centenas de muçulmanos (...) que se vão juntar às fileiras dos homens livres", acrescentou e exprimindo-se em árabe, na presença de um tradutor.

O antigo professor, e segundo os seus advogados pai de 11 filhos, foi o mais alto responsável da Al Qaida julgado nos Estados Unidos por um tribunal civil.

Em 26 de março foi reconhecido culpado por um júri popular de conspiração destinada a matar norte-americanos e apoio material a terroristas.

Antes de pronunciar a condenação, o juiz Lewis Kaplan sublinhou que Abu Ghaith nunca manifestou o mínimo remorso ou dúvida após os atentados do 11 de setembro.

"Continuou a ameaçar", acrescentou o magistrado, mostrando-se convencido que o antigo imã permanecia determinado em "fazer o possível para prosseguir o plano da Al Qaida de matar americanos".

Foi Abu Gaith que num vídeo divulgado em 12 de setembro de 2001, sentado ao lado de Bin Laden e Ayman al-Zawahiri, justificou os atentados do 11 de setembro e prometeu novos ataques.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório