Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Milhares 'inundam' Wall Street e acusam financeiros pelas alterações climáticas

Milhares de manifestantes acusaram hoje os interesses financeiros, simbolizados pela praça financeira Wall Street, de financiarem as alterações climáticas, desfilando pelo distrito financeiro de Manhattan, vestidos de azul e armados de cartazes.

Milhares 'inundam' Wall Street e acusam financeiros pelas alterações climáticas
Notícias ao Minuto

22:00 - 22/09/14 por Lusa

Mundo Nova Iorque

O protesto aconteceu um dia depois de centenas de milhares se terem manifestado em várias cidades de todo o mundo, 400 mil dos quais em Nova Iorque, exigindo uma ação urgente para responder às alterações climáticas, e na véspera de começar uma cimeira na Organização das Nações Unidas sobre a mudanças do clima.

Os organizadores da manifestação, intitulada "Inundar Wall Street", estimaram em três mil o número de participantes na iniciativa, com uma porta-voz a considerar que "esteve acima do que era esperado".

Bessie Schwarz acrescentou que "ontem [domingo] era sobre a construção de um movimento e a ilustração da quantidade de pessoas envolvidas, hoje é sobre apontar os responsáveis".

O protesto foi convocado "para confrontar as causas radicais da crise climática: um sistema económico baseado na exploração de comunidades, trabalhadores e recursos naturais", adiantou.

Organizações privadas, indivíduos e governos locais, representando investimentos superiores a 50 mil milhões de dólares (39 mil milhões de euros), anunciaram em Nova Iorque que iam retirar as suas aplicações em empresas que exploram combustíveis fósseis.

Na terça-feira, os líderes mundiais, incluindo o presidente norte-americano, Barack Obama, vão participar na Cimeira do Clima, organizada pela ONU, em Nova Iorque.

A cimeira pretende facilitar o estabelecimento de um acordo global, sucessor do Protocolo de Quioto, para combater as alterações climáticas, durante uma conferência, que vai decorrer em 2015, em Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório