Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

ONU reforça operações nos países afetados com 16,8 milhões

O Programa Alimentar Mundial (PAM) anunciou hoje que irá reforçar as suas operações na Guiné-Conacri, na Libéria e na Serra Leoa, os três países mais afetados pelo surto de Ébola, graças a contribuições de 16,8 milhões de euros.

ONU reforça operações nos países afetados com 16,8 milhões
Notícias ao Minuto

18:17 - 18/09/14 por Lusa

Mundo Ébola

As contribuições do Banco Mundial e Fundo internacional para a Agricultura e o Desenvolvimento (IFAD) destinam-se a apoiar a assistência alimentar nos países afetados pela epidemia de Ébola", referiu aquela agência das Nações Unidas em comunicado.

Numa altura em que a comunidade humanitária internacional está a ser muito solicitada, esta contribuição irá reforçar as operações do PAM nas regiões afetadas pela pior epidemia de Ébola registada até à data, indica o documento.

Com esta contribuição, o PAM irá ajudar um milhão de pessoas na Guiné-Conacri, na Libéria e na Serra Leoa. Até hoje, a organização assistiu 147.000 pessoas nestes três países.

"Não podemos atender as necessidades de saúde destas comunidades sem encarar os problemas cada vez maiores da fome e da segurança alimentar (...) Acolhemos este apoio critico, o PAM irá ajudar a atender as necessidades alimentares urgentes das famílias e das comunidades afetadas (...) sem comida nem agua não se pode combater a epidemia de forma efetiva", disse, em Roma, o diretor-executivo do PAM, Ertharin Cousin.

Aquela agência da ONU irá receber 14,44 milhões de euros do Banco Mundial que serão distribuídos entre as operações na Guiné-Conacri (5,48 milhões de euros) Serra Leoa (4,64 milhões de euros) e Libéria (4,32 milhões de euros. Esta doação faz parte de um programa de assistência de 105 milhões de euros aprovados pelo Banco Mundial na terça-feira.

A promessa de 2,32 milhões de euros do IFAD anunciada na quarta-feira irá permitir ao PAM preservar a segurança alimentar nas comunidades locais dentro de todos os países afetados pelo Ébola.

O PAM é a maior agência humanitária internacional, cujo objetivo é a luta contra a fome, distribuindo comida em zonas em situações de emergência. Em 2013, assistiu mas de 80 milhões de pessoas em 75 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório