Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Independência decidida hoje por 4,3 milhões de escoceses

Cerca de 4,3 milhões de eleitores decidem hoje em referendo se querem permanecer no Reino Unido ou a independência da Escócia, colocando fim a uma união política com mais de três séculos.

Independência decidida hoje por 4,3 milhões de escoceses
Notícias ao Minuto

06:10 - 18/09/14 por Lusa

Mundo Referendo

As autoridades estimam que registaram-se 97 por cento das pessoas com direito a votar - residentes maiores de 16 anos, cidadãos da União Europeia e dos países da Commonwealth -, o que reflete o interesse nesta consulta popular.

Depois de na semana passada o "sim" ter beneficiado de uma oscilação a seu favor e assumido o topo nas intenções de voto, as sondagens mais recentes apontavam para uma vantagem do "não" com uma diferença estreita, entre dois e quatro pontos percentuais.

Os três principais partidos - Trabalhista, Conservador e Liberais Democratas - colocaram de lado as diferenças políticas para se unirem na campanha pela permanência no Reino Unido, tendo prometido transferir mais poderes caso a independência seja rejeitada.

Do outro lado, o Partido Nacionalista Escocês, apoiado pelo partido dos Verdes, o único partido da oposição, por diversas organizações cívicas e sindicais, fizeram campanha a favor da criação de um novo "país mais justo e mais próspero" e livre de armas nucleares.

As mesas de voto abrem às 07:00 horas locais (a mesma hora em Lisboa) e encerram às 22:00, iniciando-se de imediato a contagem nos 32 centros regionais.

Os resultados começaram a ser anunciados de forma separada e progressiva ao longo da madrugada, mas o total nacional só deverá ser anunciado perto das 07:00 horas de sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório