Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Turismo da Namíbia teme rumores sobre falsos casos no país

A divulgação de "informação falsa" e "rumores" sobre alegados casos de Ébola detetados na Namíbia está a ameaçar o turismo local, uma das principais fontes de receita do país, admitiu a federação nacional do setor.

Turismo da Namíbia teme rumores sobre falsos casos no país
Notícias ao Minuto

10:20 - 21/08/14 por Lusa

Mundo Ébola

Citado pela imprensa local, o presidente da Federação de Associações de Turismo da Namíbia, Werner Beddies, confirmou que estão a circular mensagens, através das redes sociais e via SMS (mensagens de telemóvel), dando conta de casos positivos de Ébola no país.

Essas mensagens, conforme constatou a Lusa em Luanda, Angola, também circulam por correio eletrónico.

A situação, admitiu Beddies, poderá levar ao cancelamento de reservas pelos turistas para aquela antiga colónia alemã em África.

"É muito importante evitar que [os rumores] prejudiquem o nosso país", declarou Werner Beddies, sublinhando que o Governo da Namíbia, através do Ministério da Saúde, já afirmou "categoricamente" que não existem casos daquela doença em território namibiano.

As autoridades de saúde da Namíbia, que partilha uma extensa fronteira com o sul de Angola, já ativaram um plano de contingência com medidas preventivas nas fronteiras e aeroportos do país.

"A Namíbia, como destino, continua aberta a todos os que nos queiram visitar", insistiu Werner Beddies.

O Ébola tem fustigado o continente africano regularmente desde 1976, sendo o atual surto o mais grave desde então, com 1.229 mortos.

Desde o início deste surto, em março, já foram registados 2.240 casos de infeção, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar, no dia 08 de agosto, o estado de emergência de saúde pública mundial.

Uma série de países da África ocidental já declararam também o estado de emergência e várias fronteiras foram encerradas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório