Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Descoberto polvo que cuida dos ovos durante mais de quatro anos

Um instituto de investigação descobriu uma espécie de polvo, nas águas do Pacífico, que incuba os ovos entre quatro a cinco anos, de acordo com o La Vanguardia.

Descoberto polvo que cuida dos ovos durante mais de quatro anos
Notícias ao Minuto

22:38 - 31/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Foi descoberta a espécie de polvo com o mais longo período de incubação do reino animal, noticia o La Vanguardia.

Com o nome científico de ‘Graneledone boreopacifica’, este polvo vive a mais de 1000 metros de profundidade nas águas do oceano Pacífico e encuba os seus ovos durante 4 a 5 anos.

A investigação foi feita pelo instituto Monterey Bay Aquarium, que observou exemplares desta espécie com a ajuda de submarinos teleguiados e confirmou que as fêmeas, depois de porem os ovos, protegem-nos de forma constante durante 53 meses, quase quatro anos e meio.

Os cientistas indicam que este período de ‘proteção’ não é propriamente um período de incubação como o que as aves realizam mas tem muitos aspetos similares.

A investigação, publicada na revista cientifica ‘Plos One’, acrescenta ainda que o estudo destes animais que vivem nas águas profundas é premente para perceber o impacto que podem ter nas atividades humanas e nas mudanças climáticas destes ecossistemas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório