Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Resistência da malária aos fármacos expande-se no sudeste asiático

A resistência aos fármacos pelo parasita que causa a malária estendeu-se a várias regiões do sudeste asiático, o que ameaça "seriamente" os programas globais de controlo da doença, informaram hoje fontes científicas.

Resistência da malária aos fármacos expande-se no sudeste asiático
Notícias ao Minuto

06:16 - 31/07/14 por Lusa

Mundo Saúde

A resistência à artemisina, principal tratamento contra a malária, generalizou-se nesta região depois de ter sido detetada pela primeira vez em 2005 no oeste do Camboja, onde anteriormente também foram detetadas resistências a outros tratamentos atualmente em desuso.

A investigação, publicada na revista "New England Journal of Medicine" analisou 1.241 pacientes da estirpe mais perigosa do parasita em 10 países da Ásia e África, e detetou uma resistência "estabelecida" no oeste e norte do Camboja, Tailândia, Vietname e leste da Birmânia.

"Ainda pode ser possível evitar a expansão da resistência do parasita da malária à artemisina na Ásia e até na África, mas a janela de oportunidade está a fechar-se rapidamente", disse em comunicado do diretor do estudo, Nicholas White.

O estudo não detetou nenhum tipo de resistência em países africanos analisados como o Quénia, Nigéria e República Democrática do Congo, onde a eliminação do parasita demorava apenas 1,8 horas em relação às sete enfrentadas pelos pacientes da fronteira entre a Tailândia e o Camboja.

Nos países africanos, o tratamento eliminava em 72 horas o parasita no sangue de todos os pacientes, enquanto no leste da Tailândia, 68% continuavam, todavia, infetados.

"Se a resistência se expande da Ásia a África grande parte do progresso realizado na redução da mortalidade pela malária será revertido", disse Jeremy Farrar, diretor da Wellcome Trust, organização que financia a investigação.

"A resistência antimicrobiana está a ocorrer agora. Isto não é uma ameaça para o futuro. É uma realidade de hoje", acrescentou Farrar.

Metade da população mundial está exposta a uma infeção de malária, cuja mortalidade foi reduzida de 3,3 milhões de pessoas em 2000 para 600.000 na atualidade, a maioria menores de cinco anos em países africanos.

Os medicamentos baseados na artemisina são atualmente os únicos disponíveis para tratar a malária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório