Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Libéria encerra escolas devido a epidemia do Ébola

A Libéria decidiu encerrar as escolas do país, "sem exceção", para tentar travar a propagação do Ébola naquele território e em outros países vizinhos da África Ocidental, anunciou hoje a Presidente liberiana, Ellen Sirleaf Johnson.

Libéria encerra escolas devido a epidemia do Ébola
Notícias ao Minuto

22:50 - 30/07/14 por Lusa

Mundo Saúde

"Todas as escolas, sem exceção, têm ordem para encerrar até novas diretrizes do Ministério da Educação", declarou a chefe de Estado liberiana, num discurso transmitido na televisão estatal.

"Todos os mercados em zonas fronteiriças" com a Serra Leoa, Guiné-Conacri e Costa do Marfim têm igualmente "ordem de encerramento até nova ordem", acrescentou Ellen Sirleaf Johnson.

A líder liberiana também anunciou que "todos os funcionários não essenciais" dos Ministérios e das estruturas administrativas devem meter "uma licença obrigatória de 30 dias" e que "sexta-feira, 01 de agosto" foi "declarado feriado para permitir uma desinfestação dos edifícios públicos".

Na mesma intervenção, Ellen Sirleaf Johnson indicou que a Libéria, onde o vírus do Ébola já matou 129 pessoas em 249 casos, vai desbloquear cinco milhões de dólares (mais de 3,7 milhões de euros) como "a primeira contribuição" para a luta regional contra a epidemia.

"O Ébola é real, o Ébola é contagioso, o Ébola mata", salientou a chefe de Estado, pedindo a todos os liberianos para tomarem todas as medidas necessárias de forma a evitar o contágio do vírus.

O surto surgido no início do ano foi declarado primeiro na Guiné-Conacri, antes de se estender à Libéria e depois à Serra Leoa, países que, a 23 de julho, totalizavam 1.201 casos e 672 mortes, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório