Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Itália está a ser invadida… por javalis radioativos

Quase trinta anos depois da catástrofe de Chernobyl, Itália está a ser invadida por javalis com elevados índices de radioatividade, noticia o portal uol brasil. O alerta foi dado pelo o Instituto Zooprofilático Experimental de Piemonte, Ligúria e Valle d'Aosta, no norte do país, que detetou níveis de césio-137 acima dos limites permitidos pela União Europeia.

Itália está a ser invadida… por javalis radioativos
Notícias ao Minuto

18:42 - 28/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Chernobyl

Após mais de um ano em investigações, as autoridades italianas chegaram à conclusão que, presentemente, ainda estão a sofrer sequelas pela catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia. Isto porque, segundo reporta o site uol Brasil, foram detetados vários javalis com níveis de radioatividade acima do permitido na União Europeia.

A descoberta pode ser chocante, mas estima-se que após análise a uma amostra de 1.441 animais, mais de 10% da população (166 javalis) registariam níveis ‘significativamente superiores’ de radiação ao permitido na legislação europeia.

Segundo explica a mesma publicação, a ‘invasão’ que agora se regista poderá estar relacionada com a nuvem radioativa provocada pela explosão de Chernobyl em 1986, sendo que estes animais terão sido contaminados devido aos seus hábitos alimentares, uma vez que comem raízes.

Para já, segundo a publicação de origem brasileira, não haverá problema para a gastronomia portuguesa, até porque grande parte da carne deste animal é consumida pelos habitantes locais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório