Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Consequências da "guerra não declarada" em Moçambique

A tensão conflituosa entre o Governo e a oposição em Moçambique, embora com uma chance reduzida de se tornar numa guerra civil, afectará a economia, noticia o Jornal de Notícias.

Consequências da "guerra não declarada" em Moçambique
Notícias ao Minuto

09:13 - 23/10/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tensão

A situação em Moçambique adensou-se ontem com o ataque da Renamo a um posto da polícia em Maringué e a uma coluna militar na região de Muxungué.

Um ex-oficial do grupo da oposição afirmou que o país vive uma “guerra não declarada” alertando para a possibilidade de um contra-ataque mais sério ao ataque do exército moçambicano, na passada segunda-feira, à base da Renamo.

No entanto, a Renamo anunciou ontem que está aberta ao diálogo. Afonso Dhlakama, líder do grupo, comprometeu-se a não retaliar se o Exército se retirar da zona de Gorongosa, onde a Renamo está sediada.

Fernando Jorge Cardoso, investigador no Instituto Marquês de Valle Flor, disse à mesma publicação que mesmo não havendo grande possibilidade de rebentar uma guerra civil, existirão certamente consequências económicas.

A razão prende-se com o facto de Gorongosa se situar perto da estrada que liga Moçambique do Norte ao Sul e da linha de caminho-de-ferro da Beira, principal meio de transporte das exportações de carvão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório