Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estudante de 17 anos ganhou Prémio de Eloquência Camões

Francisco Manuel Tembe Jr., de 17 anos, estudante do 12º ano na Escola Secundária Quisse Mavota, foi o grande vencedor do Prémio Eloquência Camões, realizado em Maputo.

Estudante de 17 anos ganhou Prémio de Eloquência Camões
Notícias ao Minuto

11:25 - 30/09/13 por Lusa

Mundo Maputo

O concurso anual promovido pelo Instituto Camões de Maputo, que atribui o Prémio Eloquência às melhores apresentações de textos produzidos por estudantes moçambicanos do primário e secundário, distinguiu Rosa Matos, aluna na Escola Primária Completa da Polana Caniço A, e Emily Micas, da Escola Primária 16 de Junho.

Em declarações à Lusa, Francisco Manuel Tembe Jr. destacou a sua decisão "de última hora" de falar sobre a importância do meio ambiente na prova que o vencedor pretendeu que fosse uma forma de aprender a expressar-se perante às pessoas.

"Foi uma coisa de última hora. Recebi a informação da minha professora de português e decidi participar. Não sou muito de participar em concursos, mas algo me motivou a participar neste e eu disse: deixa arriscar", contou Francisco Manuel Tembe Jr, que elaborou o texto em três dias.

"Fiz o texto num sábado, domingo e na segunda-feira fui entregar à professora. Ela disse que a surpreendi, mas disse-me: 'tu podes melhorar'", acrescentou o estudante, que, de seguida, cumpriu a orientação da professora e venceu a competição.

Aos 12 anos, Emily Micas, aluna do 6º ano, levou uma hora para escrever e retificar sozinha um texto sobre o linchamento que lhe permitiu conquistar o Prémio Eloquência Camões, edição 2013.

Recentemente, a cidade da Matola, nos arredores de Maputo, viveu momentos de agitação devido à eventual ocorrência de casos de violações sexuais e uso de ferro quente de passar a roupa para "engomar" as vítimas, que levou a que em alguns bairros daquele município as populações iniciassem um patrulhamento noturno, por considerarem que a polícia não estiva a dar resposta adequada.

"O meu trabalho foi baseado naquilo que assistimos no dia-a-dia. Eu assisto muito o telejornal por obrigação dos meus pais, mas também gosto. Então eu via (os "media") sempre a repetirem a mesma matéria em bairros diferentes e aquilo foi algo que me chamou atenção", disse Emily Micas na entrevista à Lusa, na qual confessou que gosta de falar sobre os direitos humanos "porque gostaria de ser advogada ou juíza".

Todos os estudantes selecionados participaram nas oficinas de Oralidade/Eloquência, atividade orientada pela atriz moçambicana Ana Magaia, que, juntamente, com Lurdes Rodrigues, representante do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, e José António Marques, formador do Camões em Maputo, compõem o júri.

Como formadora, Ana Magaia orienta os alunos a melhorar a sua dicção, a ter melhor postura, a saber colocar a voz, para que tenham uma boa eloquência na hora de atrair o auditório.

Ana Magaia disse à Lusa ter sido "complicado" orientar as oficinas de Oralidade/Eloquência, que também pretendem motivar os estudantes para a importância da expressão oral em língua portuguesa e contribuir para a consciencialização da sua aplicação no mercado de trabalho, em áreas como a comunicação social, a docência, a publicidade e o teatro.

"Este ano foi complicado, porque o grupo que recebi era de todo heterogéneo, quer dizer, era muito complicado. Tinha crianças com 12 anos, na 6ª classe, que não sabem ler; meninos de 12ª classe também com imensas dificuldades, mas outros eram mais expeditos. Então, eu tinha que juntar estas diferenças todas e tentar criar um sentido de equilíbrio na transmissão das matérias", afirmou a atriz.

Falando aos jornalistas, o assessor da direção do Instituto Camões de Maputo, Matteo Angius, destacou o sucesso da 11ª edição do concurso em que participaram 18 escolas primárias do segundo grau e secundárias de Maputo e Matola.

"O que nós iremos fazer no próximo ano é trabalhar com os professores de português para, de facto, eles puderem dar mais impulso às crianças', afirmou Matteo Angius, admitindo estender o concurso para outras regiões moçambicanas, nomeadamente à cidade da Beira, no centro do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório