Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Impressionante golo de Gotze dá 'Copa' a germânicos

Depois de 120 minutos de jogo, numa partida com duas equipas muito organizadas, um golo de Gotze, após cruzamento de Schurrle, aos 112 minutos, deu o título de campeão à Alemanha. Os germânicos já não celebravam esta conquista desde 1990, em Itália. Esta foi a primeira vez que uma equipa europeia venceu este troféu na América do Sul.

Notícias ao Minuto

22:40 - 13/07/14 por Notícias Ao Minuto

Desporto Final

A "Mannschaft" igualou os quatro sucessos da Itália, ficando a apenas um do pentacampeão Brasil, que se ficou pelo quarto lugar, depois de perder sábado por 3-0 com a Holanda.

Final do jogo. A equipa de Joachim Low festeja em pleno relvado do Maracanã o seu quarto título de campeão mundial. Um golo de Gotze, aos 112 minutos, sentenciou a partida. A seleção albiceleste, encabeçada por Messi, mas também dos ‘portugueses’ Rojo e Enzo Pérez, sai como digno finalista vencido. Angela Merkel, na tribuna, junto a Dilma, festeja também o título mundial.

Com poucos minutos para jogar, a Argentina de Messi terá de dar o tudo por tudo para bater uma defensiva alemã que quase nunca pareceu tremer face às investidas da equipa de Sabella.

112 minutos - GOLO. Jogada pela esquerda, com um cruzamento a descobrir Gotze no centro da área, que atira para o fundo das redes defendidas por Romero. Vantagem para a Alemanha.

1ª parte do prolongamento - Jogo de paciência com as duas equipas já muito cansadas. Na primeira parte do prolongamento, destaque então para a tentativa de um chapéu a Neuer, por parte do argentino Palacio, logo no início, mas também para a maior pressão dos alemães, porém com pouco esclarecimento. Vão jogar novos 15 minutos e caso não seja possível apurar um vencedor, argentinos e alemães vão decidir a partida nos penáltis.

Fim dos 90 minutos e partida vai a prolongamento.

90 minutos - Final do tempo regulamentar. Face ao nulo nos noventa minutos, as duas equipas vão agora jogar um prolongamento, tentando evitar as grandes penalidades. Num jogo com poucas oportunidades, houve pouco brilhantismo de parte a parte, o que pode ser explicado pelo medo de cometer erros, deixando o adversário adiantar-se no marcador. Agora Sabella e Low terão de dizer aos seus jogadores para darem tudo por tudo.

85 minutos - Özil começou a aparecer mais agora que se chega ao final da partida. Um espetador invadiu o campo e interrompeu por breves momentos a partida. Enzo foi substituído por Fernando Gago. O jogo parece ir a prolongamento.

75 minutos - Schürrle teve uma grande possibilidade de criar perigo, mas perdeu a hipótese de rematar. As duas equipas estão a defender muito bem os ataques organizados, mas está difícil encontrar um vencedor. As situações de perigo estão a diminuir e as duas seleções parecem estar a ter dificuldade em fazerem circular a bola e criar chances de visar com perigo a baliza adversária.

65 minutos - Alemanha começa a estabilizar o jogo. Klose fez um remate de cabeça à baliza de Romero. Alemanha a atacar mais, mas com dificuldade de criar um jogo ofensivo. Dois argentinos receberam cartão amarelo, Mascherano e Aguero.

55 minutos - Argentina entrou no jogo a pressionar bastante, mais solta, dinâmica e ofensiva e a criar bastantes problemas ao quarteto defensivo da Alemanha. Taticamente as duas equipas estão a encaixar perfeitamente. Três para três no meio campo. Mas com o passar dos minutos o jogo começa a ficar mais lento do que na primeira parte.

45 minutos - Reinício da partida.

45 minutos - Argentina está a ocupar muito bem os espaços do campo. Estão com duas defesas muito consistentes, mas a Argentina está a explorar melhor o contra-ataque. Messi tem sido o grande perigo argentino. A Argentina com menos bola conseguiu mais ataques que a Alemanha. Mas os alemães já responderam duas vezes forçando o guarda-redes argentino a boas defesas. Arbitragem sem erros.

30 minutos - Higuaín celebra suposto golo, mas estava em posição irregular e o auxiliar considera fora de jogo. Schweinsteiger recebeu ainda o primeiro cartão amarelo da partida.

25 minutos - Primeiros 25 minutos muito divididos. As duas equipas a arriscar pouco. Alemanha não deixa a Argentina fazer ataques continuados.

20 minutos - Uma Alemanha muito dinâmica no corredor direito. Higuaín com lance periogoso aos 20 minutos, estava completamente isolado depois de um atraso errado da defesa alemã, Higuaín, isolado frente a Neuer, atira ao lado. Primeira grande oportunidade de golo na partida

10 minutos - A Alemanha parece mais pressionante, bem ao seu estilo. Já a Argentina aparece mais na expetativa, aguardando para que um lance de génio de Messi possa decidir a partida.

0 minutos - Arranca a final no Maracanã pela Alemanha.

Conheça os onze inicais:

Alemanha:

Manuel Neüer, Benedikt Höewedes, Mats Hummels, Sami Khedira, Schweinsteiger, Mesut Özil, Miroslav Klose, Thomas Müller, Phillipp Lahm, Toni Kroos e Jerome Boateng. Inicialmente Khedira ia jogar, mas lesionou-se e é substituído por Kramer.

Selecionador: Joachim Löw.

Argentina:

Sergio Romero, Ezequiel Garay, Pablo Zabaleta, Lucas Biglia, Enzo Perez, Gonzalo Higuain, Lionel Messi, Javier Mascherano, Martin Demichelis, Marcos Rojo e Ezequiel Lavezzi.

Selecionador: Alejandro Sabella.

Árbitro: Nicola Rizolli

A Argentina conta com dois títulos, em 16 participações, a primeira no próprio país, em que ela própria organizou o mundial, em 1978, e no México, em 1986. A Alemanha, vencedora por três vezes, conseguiu a proeza de ser campeão mundial pela primeira vez na Suiça, em 1954, conquistaram ainda no seu país o título de campeões, em 1974 e pela última vez, na Itália, em 1990.

As duas equipas já se defrontaram por 20 vezes, a vantagem é da Argentina com nove vitórias, a Alemanha tem seis e já empataram cinco vezes. Em fases finais encontraram-se em seis jogos e a última vez foi na África do Sul.

Hoje, no final do jogo vai saber-se quem sucede à Espanha na liderança da hegemonia do futebol mundial.

Ontem o Brasil, a seleção anfitriã do Mundial, falhou a conquista do terceiro lugar, perdendo frente à Holanda por três golos sem resposta.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório