Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Compreenda alguns dos comportamentos mais comuns dos cães

A especialista Jenna Stregowski responde a todas as questões que os donos de cães e não só fazem.

Compreenda alguns dos comportamentos mais comuns dos cães
Notícias ao Minuto

11:33 - 18/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pets

Os cães têm vários comportamentos característicos e que as pessoas tomam como normais sem se questionarem acerca do motivo que os leva a fazer determinadas coisas. É o que acontece quando inclinam a cabeça para um dos lados.

Para explicar este e outros comportamentos, o site About falou com a especialista em cães Jenna Stregowski.

Mas voltando à inclinação da cabeça. Este ato canino é uma forma de conseguir ver ou ouvir melhor, contudo, quando o cão está muito tempo com cabeça inclinada tal pode indicar algum problema de saúde, como infeção no ouvido.

Como já todos devem ter notado, os cães comem cocó. Embora não seja um hábito prejudicial à saúde dos animais, pode indicar a necessidade de repor nutrientes ou de se defender, não sendo ainda conhecida uma causa concreta para esta ação.

Andar às voltas atrás da cauda é um dos passatempos preferidos dos amigos de quatro patas, mas também deve ser visto com atenção por parte dos donos, uma vez que este ato pode indicar problemas de comportamento ou até mesmo mentais quando acontece demasiadas vezes.

Ladrar, uivar e latir é a forma mais eficaz de se fazerem ouvir. Já a tendência de lamber a zona do ânus pode indicar problemas nas glândulas anais, que precisam de ser lubrificadas. O mesmo acontece com as lambidelas no nariz, que revelam que essa extremidade está demasiado seca. E as lambidelas nas caras dos donos? Essas significam afeto e chamada de atenção.

Quando os cães simulam relações sexuais com objetos, nem sempre isso quer dizer que querem, de facto, praticar o ato. Diz a especialista que tal pode indicar a vontade de brincar, que dá azo a uma excitação não sexual.

Também o hábito de cheirar a parte traseira de outros cães nada tem que ver com a vontade de ter relações sexuais, pelo contrário, em causa apenas está a vontade de conhecer outros cães – algo que conseguem fazê-lo através do olfato.

Segundo Jenna Stregowski, escavar é outro dos comportamentos comuns dos cães, que fazem-no porque estão entediados ou ansiosos. Os mais espertos podem fazê-lo para esconder alguns objetos.

E, já agora, sabia que os cães estão sempre ofegantes porque é a forma mais eficaz de ‘suarem’? E que deitam-se sempre no colo ou nas extremidades do dono porque querem sentir-se protegidos e presentes?

Como mostra a especialista, os comportamentos dos cães conseguem dizer muito sobre a sua personalidade e sobre a forma como encaram os outros animais e as pessoas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório