Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Programa de ajustamento na Grécia não avança sem FMI

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse hoje, em Bruxelas, que o programa de ajuda à Grécia não pode avançar sem o Fundo Monetário Internacional (FMI) e espera hoje um acordo total sobre a primeira avaliação do terceiro resgate.

Programa de ajustamento na Grécia não avança sem FMI
Notícias ao Minuto

14:32 - 24/05/16 por Lusa

Economia Dijsselbloem

"O objetivo da reunião de hoje é de chegar a um acordo com o FMI", afirmou Dijsselbloem à entrada para a reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), acrescentando que "continuar sem o FMI não é uma opção".

"Espero um acordo total entre as instituições e que possamos seguir em frente no programa" de resgate, salientou.

Dijsselbloem referiu ainda que "hoje vamos ouvir das instituições se todas as reformas foram aplicadas corretamente, mas penso que o Governo grego trabalhou muito desde o verão e também nas últimas semanas para fazer adotar reformas e medidas difíceis no Parlamento".

Os ministros das Finanças da zona euro discutem hoje, em Bruxelas, a primeira avaliação do terceiro programa de assistência à Grécia, podendo dar finalmente 'luz verde' ao desembolso de uma nova tranche do empréstimo.

A legislação aprovada no domingo pelo Parlamento prevê um mecanismo de correção automática em caso de derrapagem orçamental e medidas suplementares para acelerar as privatizações e aumentar os impostos indiretos, incluindo o IVA, com o Estado a pretender recolher 1.800 milhões de euros por ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório