Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Reabilitação de imóveis é aposta cada vez maior em Lisboa

Importância do mercado de construção cai há vários anos, em detrimento de planos de recuperação do património.

Reabilitação de imóveis é aposta cada vez maior em Lisboa
Notícias ao Minuto

12:36 - 11/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Habitação

Os bairros de Lisboa estão a ser alvo de cada vez mais obras de reabilitação de prédios, uma solução que continua a ganhar terreno à construção de novos imóveis na hora de escolher onde investir.

Um estudo da consultora Worx enviado à redacção do Notícias ao Minuto mostra que nos últimos dois anos, as licenças pedidas à Câmara de Lisboa referem-se a intervenções em património que já existe, em sentido contrário à queda de pedidos para novas construções verificada desde 2005.

A zona histórica é a área mais apetecível para a reabilitação, em especial os bairros de Santo António, Santa Maria Maior e Misericórdia. Para a Worx, o aumento da aposta na recuperação foi provocado pela “melhoria da situação económica no país, o aumento do turismo e os incentivos concedidos à reabilitação urbana”.

“A reabilitação será sempre um caminho acertado para manter as linhas clássicas nas zonas históricas da cidade”, explica Cristina Cristóvão, do departamento de Research e Consultancy da Worx. Para a especialista, “a cidade ganha bastante” com o “aproveitamento do potencial existente numa das zonas mais cobiçadas”, apesar de reconhecer que a “construção nova em alguns casos é necessária”, principalmente “no setor de escritórios e de retalho”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório