Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Novo Banco vai vender seguradora para cumprir exigências do BCE

O Novo Banco vai vender a participação na companhia de seguros GNB Vida (ex-BES Vida) e alienar outras participações não estratégicas para reforçar os rácios de capital, depois de ter chumbado no cenário mais adverso dos testes de 'stress'.

Novo Banco vai vender seguradora para cumprir exigências do BCE
Notícias ao Minuto

12:30 - 14/11/15 por Lusa

Economia Privatização

Estas vendas fazem parte do plano de reforço de fundos próprios que o banco terá de apresentar nas próximas duas semanas e foram anunciadas pelo Novo Banco e pelo Banco de Portugal em comunicados hoje divulgados.

O Novo Banco 'chumbou' nos testes de 'stress' no cenário mais adverso, ao apresentar um rácio de capital CET1 [Common Equity Tier 1] de apenas 2,4%, abaixo do mínimo de 5,5%.

Neste cenário, foi detetada uma insuficiência de capital de 1.398 milhões de euros, que terá de ser colmatada no prazo de nove meses, até ao verão do próximo ano. Para já, em duas semanas a instituição liderada por Stock da Cunha terá de apresentar um plano de reforço de fundos próprios, dos quais constarão então a venda daquelas participações.

Segundo o comunicado do Banco de Portugal, o reforço de fundos próprios do banco, trazido pelas alienações, será complementado pelo também reforço de capital aquando da venda do Novo Banco, processo que o supervisor bancário vai agora retomar "de imediato".

As dúvidas quanto às necessidades de recapitalização do Novo Banco foram um dos obstáculos à venda da instituição financeira, que em setembro foi interrompida depois de terem falhado as negociações entre o Banco de Portugal e os três candidatos que chegaram à fase final.

Apesar dos resultados dos testes de 'stress' hoje conhecidos e das medidas que o banco agora prepara, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novo Banco garantiu que a sua atividade continuará "com plena normalidade e sem perturbações".

Para o Banco de Portugal os resultados hoje conhecidos estão "genericamente alinhados com as expectativas e reflete a natureza específica de banco de transição", que é o Novo Banco.

O Novo Banco foi criado no verão do ano passado, após a medida de resolução que ditou o fim do BES.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório