Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Crescimento é o desafio de Portugal no curto e médio prazo

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), Bruno Bobone, defendeu hoje que Portugal deve ter um plano a 10 ou 15 anos e que o desafio no curto e médio prazo é o do crescimento.

Crescimento é o desafio de Portugal no curto e médio prazo
Notícias ao Minuto

14:49 - 28/05/15 por Lusa

Economia CCIP

No documento "Ideias para Portugal", que contou com a participação de um grupo de coordenadores e em que foram selecionadas sete áreas que pela sua relevância para o crescimento necessitam de novas ideias, refere-se que para haver crescimento "é necessária uma verdadeira mudança".

Bruno Bobone explicou que "é preciso haver uma verdadeira mudança que tenha por base alterações estruturais e não simples paliativos", para que haja crescimento e desenvolvimento económico do país.

"Nós estamos preocupados com Portugal, porque devia haver um plano a 10 ou 15 anos, com objetivos comuns para juntar toda a nação portuguesa, de forma a podermos todos ajudar ao crescimento e ao desenvolvimento", salientou.

O trabalho apresentado hoje, que contou também com o contributo de diversos especialistas e associados da CCIP, apresenta 180 propostas que, segundo Bruno Bobone, devem ser acolhidas, num ano de eleições, pelos principais partidos portugueses (PS, PSD e PP), que poderão vir a formar o próximo governo.

As sete áreas escolhidas são a Economia & Investimento, Educação, Formação & Ensino Superior, Emprego & Segurança Social, Energia & Sustentabilidade, Mar e a Reforma do Estado e Saúde.

"Somos a favor da economia de mercado, regulada pelo Estado, mas que deixe respirar as empresas", destacou também Bruno Bobone, lembrando que "o Estado existe para servir os portugueses e não os portugueses para servir o Estado".

O Estado deve "incentivar e facilitar" a produção de riqueza pelos privados e o Estado social não deve esgotar "a energia" das empresas, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório