Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

FMI prevê hiperinflação se Grécia sair da zona euro

A Grécia deverá enfrentar uma hiperinflação caso saia da zona euro e não deve indexar a nova moeda ao euro, diz o Fundo Monetário Internacional num documento interno citado hoje pelo jornal alemão 'Der Spiegel'.

FMI prevê hiperinflação se Grécia sair da zona euro
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/04/15 por Lusa

Economia Der Spiegel

De acordo com o jornal alemão, citado pela agência financeira de notícias Bloomberg, a Grécia deve desindexar a sua nova moeda do euro se sair da moeda única europeia, sendo que a desvalorização da nova moeda irá aumentar o curso das importações, antecipam os técnicos do FMI num documento interno.

De acordo com as previsões do FMI, o banco central grego, deveria, caso o país saia da moeda única, aumentar as taxas de juro e tomar mais medidas para controlar a inflação, que se prevê ser galopante, ao mesmo tempo que o governo deve continuar a perseguir medidas de austeridade.

Para a economia da zona euro e mundial, a saída da Grécia da moeda única seria "controlável", mas países como Portugal, Espanha e Irlanda teriam de ser protegidos de potenciais ataques de especuladores, conclui o 'Der Spiegel'.

A notícia sobre este documento interno do FMI surge no dia seguinte a uma reunião do Eurogrupo, na qual a Grécia foi um dos temas.

Vários ministros das Finanças da zona do euro e o Comissário Europeu Pierre Moscovici negaram hoje que se tenha falado no Eurogrupo de um 'plano B' para a Grécia, embora a Eslovénia tenha confirmado que puxou o assunto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório