Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Autarquias oferecem isenções a quem apostar no investimento

A maioria optou por cobrar a derrama às empresas localizadas nos seus territórios e com taxa máxima, mas existem autarquias que decidiram oferecer isenções a quem cumprir certos requisitos.

Autarquias oferecem isenções a quem apostar no investimento
Notícias ao Minuto

09:00 - 07/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Taxas

Há 80 câmaras municipais que optaram por aplicar isenções específicas a micro e pequenas empresas, que se instalem no concelho e criem postos de trabalho, representando mais 14% do que no ano passado.

As taxas da derrama já são aplicáveis nos diferentes concelhos e está a ser cada vez mais lançada pelas autarquias para aumentar aas receitas fiscais e, ao mesmo tempo, para tentar atrair investidores em início de atividade e pequenos negócios.

No entanto, isto só será rentável se houver um lucro tributável, indica o Jornal de Negócios.

A derrama é um importante instrumento financeiro para as autarquias, uma vez que lhes é exclusivo. Recorde-se que esta acresce ao IRC e, na sua taxa normal, pode ascender a 1,5%.

Apesar de a maioria das capitais de distrito optar por cobrar a taxa máxima da derrama, certas autarquias, além de quererem aplicar a taxa reduzida, colocam a possibilidade de aplicarem isenções específicas, que podem até acumular com as taxas especificas. As isenções serão apenas aplicadas a certos volumes de negócios ou empresas que criem postos de trabalho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório