Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

A justificação da ministra sobre a lista VIP "não teve lógica"

Marcelo Rebelo de Sousa comentou a atualidade nacional com destaque para as questões da lista VIP e com o fim da comissão parlamentar do BES.

A justificação da ministra sobre a lista VIP  "não teve lógica"
Notícias ao Minuto

21:56 - 29/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Marcelo Rebelo de Sousa

Durante o comentário semanal da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa abordou a questão do BES e o facto da auditoria só estar pronta no início de 2016.

Quanto a esta questão o político frisou que isto acontecerá "porque Portugal é Portugal". Ao início "foi avançada a ideia de que a auditoria seria rápida", contudo, os indícios relativos à prática de crime e outras situações levaram a um atraso.

Supostamente, segundo o professor, a auditoria dada como "quase pronta", só deverá ser apresentada em 2016.

Esta questão "deixa os portugueses perplexos e esvazia a autoridade de quem ordena as auditorias e de quem as realiza".

Lista VIP

Em relação à lista VIP, "tivemos conhecimento de que o sistema foi aplicado com a cobertura do subdiretor, um dos demissionários".

O comentador explicou as duas razões apresentadas pela ministra das Finanças, primeiro "a administração pública é autónoma em relação aos governantes políticos", e depois, o facto de ser "impossível um governante no seu Ministério saber tudo o que se passa".

O ex-líder do PSD frisa que "a ministra não teve lógica" na sua explicação e terá de "encontrar outra" já que os governantes não têm de saber tudo, "mas isto não é qualquer forma, é muito importante".

O comentador conclui frisando que a existência de uma lista VIP não é algo irrelevante e que há a obrigação de se saber "se está ou não em preparação um sistema" deste género.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório