Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Salgado: O oligarca português que se imaginou acima das leis"

O antigo presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, esteve na 'mira' do jornalista francês, Marc Roche, que dedicou um capítulo do seu livro 'Bankers' ao escândalo do BES.

"Salgado: O oligarca português que se imaginou acima das leis"
Notícias ao Minuto

20:33 - 05/03/15 por Notícias ao Minuto

Economia Jornalista

O jornalista especialista em mercados financeiros, Marc Roche, pôs Ricardo Salgado em 'mira' no seu novo livro. “Insuspeitável, o oligarca português imaginou-se acima das leis e das regras”, é assim que o jornalista correspondente na ‘City’, o centro financeiro de Londres, caracteriza o ex-gestor do BES.

Num capítulo dedicado ao escândalo português sob o título: ‘Até o Espírito Santo precisa de ser controlado’, o jornalista indica que Salgado ameaça entrar para o “Panteão dos grandes crimes cometidos por corruptos da finança”.

O grupo português é um caso que exemplifica “como os meios financeiros canibalizaram a política, com todos os conflitos de interesse daí decorrentes. Voltam a deparar-se-nos ligações tóxicas entre a finança e política”.

Roche compara Salgado aos protagonistas de outros grandes escândalos financeiros dos últimos 15 anos: Dick Fuld (Lehman Brothers), Fred Goodwin (Royal Bank of Scotland), ou Baudouin Prot (BNP Paribas).

"Ricardo Salgado e os seus prejudicaram todo o crédito readquirido por Portugal junto dos mercados financeiros desde o seu resgate pela troika. Após três anos de sacrifícios", refere.

O jornalista recorda ainda a revolta dos pequenos investidores do BES. "O poder desta rede de influências junto dos governos não tem quaisquer contrapesos que lhe sirvam de compensação. Os novos atores, como as ONG [organizações não governamentais], os jornalistas financeiros ou as associações de pequenos acionistas não dispõem dos meios suficientes para sequer arranhar esse duopólio política-finança", explica.

No seu livro está também em destaque a atuação do Banco de Portugal. O jornalista escreve "que é suposto controlar as empresas financeiras do país", mas que "não se apercebeu de nada de especial". E questiona ainda se Carlos Costa não se deveria ter demitido.

Marc Roche estará em Lisboa na próxima semana para apresentar o livro ‘Banksters’ editado em Portugal em fevereiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório