Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Bolsas europeias em alta à espera de indicadores macroeconómicos

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, à espera de diversos indicadores macroeconómicos tanto da Europa como dos Estados Unidos.

Bolsas europeias em alta à espera de indicadores macroeconómicos
Notícias ao Minuto

10:54 - 03/03/15 por Lusa

Economia Ações

Cerca das 10:15 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 0,21% para 3.598,47 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam em alta, a avançar 0,20%, 0,29% e 0,19%, bem como as de Madrid e Milão, que estavam a valorizar-se 0,08% e 0,41%.

Depois de ter aberto em alta, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 10:15, o principal índice, o PSI20, estava a ganhar 0,89% para 5.697,16 pontos.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou em alta na segunda-feira, com o Dow Jones a subir 0,86% para 18.288,63 pontos, um novo máximo de sempre desde que foi criado.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1202 dólares, contra 1,1195 dólares no fecho de segunda-feira.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na segunda-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,1227 dólares.

As referências macroeconómicas de hoje são o índice de preços industriais na União Europeia (UE) e na zona euro em janeiro e as vendas de automóveis nos Estados Unidos em fevereiro, depois de em janeiro as principais marcas terem registado aumentos significativos da procura.

Também nesta semana, vai ser publicado o relatório sobre o emprego nos Estados Unidos e o Conselho de Governadores do BCE, entidade que arrancou na segunda-feira com o programa de compra massiva de dívida soberana e privada, a um ritmo de 60.000 milhões de euros por mês, deverá reunir-se na quinta-feira.

Na Grécia, o Governo de Alexis Tsipras decidiu que o acordo alcançado com o Eurogrupo para prolongar o programa de assistência à Grécia e ratificado por vários parlamentos estrangeiros será debatido no parlamento grego, mas não submetido a votação por se tratar de uma extensão de um crédito já existente e não de um novo.

Depois de alcançado o acordo com o Eurogrupo, o Governo de Atenas trabalha para aplicar as mudanças prometidas através da adoção de medidas que cumpram o acordo e, simultaneamente, não defraudem o eleitorado, que confia na mudança.

Os mercados também continuam atentos à evolução do euro e do preço do petróleo.

O barril de petróleo Brent para entrega em abril abriu em alta, a cotar-se a 60,36 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 1,3% do que no encerramento da sessão anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório