Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Governo disponível para falar sobre cortes nos complementos

O secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), Carlos Silva, afirmou hoje que o Governo está disponível para negociar com os representantes dos reformados do Metropolitano de Lisboa e da Carris os cortes nos complementos de reforma.

Governo disponível para falar sobre cortes nos complementos
Notícias ao Minuto

22:50 - 28/01/15 por Lusa

Economia UGT

"O Governo está disponível para abrir uma frente negocial imediata com os representantes dos reformados, no sentido de se encontrarem soluções para se minimizar, rapidamente, o grande sofrimento que gera em milhares de famílias em Portugal e nestes trabalhadores, em particular", adiantou Carlos Silva, após uma reunião com o ministro da Economia, António Pires de Lima, e com o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, em Lisboa.

Na terça-feira, cerca de duas centenas de reformados do Metropolitano de Lisboa exigiram a reposição dos complementos de reforma que não recebem há um ano, os quais representavam entre 40 a 60% dos rendimentos.

Há um ano, mais de mil reformados do Metro perderam o complemento de reforma que tinha levado a maioria deles a aceitar a reforma antecipada.

Na prática, os rendimentos destes ex-trabalhadores caíram "em montantes desde os 40 aos 60%", disse, na ocasião, Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, destacando "situações de trabalhadores que estão sem casas, com processos de insolvência e que tem de ser a família a dar-lhes de comer".

Carlos Silva espera que o assunto seja "rapidamente" discutido com o Governo, acrescentando que a UGT servirá de intermediária e que vai convidar os representantes dos reformados da Carris e do Metro a participarem nas negociações e no diálogo com a tutela.

O secretário-geral da UGT referiu que levou este assunto à reunião com Pires de Lima por considerar que o mesmo representa uma "injustiça e uma insensibilidade social" em milhares de reformados, antigos trabalhadores do Metro e da Carris.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório