Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exportações têxteis obtêm segundo melhor resultado do ano

As exportações da indústria têxtil e do vestuário (ITV) portuguesa registaram uma subida homóloga de 7,2% em outubro, que foi o segundo melhor mês do ano depois de julho, com 416 milhões de euros vendidos para o exterior.

Exportações têxteis obtêm segundo melhor resultado do ano
Notícias ao Minuto

15:47 - 12/12/14 por Lusa

Economia Outubro

Em comunicado hoje divulgado, a Associação Portuguesa do Têxtil e Vestuário (ATP) descreve outubro como mais um passo na "rota de crescimento" do setor que, nos primeiros 10 meses do ano, exportou um total de 3,9 mil milhões de euros, acumulando uma subida homóloga de 9,2%.

Até outubro, as exportações de vestuário registaram um crescimento de 11,3%, enquanto as vendas de matérias têxteis subiram 7,6% e as de têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados aumentaram 3,4%.

De acordo com a ATP, foi nos principais mercados de destino que a ITV mais cresceu em termos absolutos, com destaque para Espanha (quota de 31,7%), França (13,7%) Reino Unido (9,2%), Alemanha (8,4%) e Estados Unidos da América (4,7%).

Além destes, destaque ainda para o crescimento das exportações registado em Angola (12,6%), na Suécia (16,5%), na Polónia (23,2%) e na Noruega (34,3%).

Considerando o período de janeiro a outubro, as exportações da ITV representaram 10% do total das exportações nacionais, tendo o saldo da balança comercial do setor ascendido a 896 milhões de euros, mais 14,7% do que no período homólogo de 2013.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório