Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

BES perde participação no BESA por causa de operação stop

O BES ‘mau’ vai tentar impugnar uma decisão tomada em Assembleia Geral que tirou do seu controle o BES Angola. É que, na reunião onde foi tomada a decisão do aumento de capital que acabou com a participação do banco mau (tinha 55,71%) na sua sucursal Angola, a representante do banco português não esteve presente por ter ficado retida numa operação stop, escreve este sábado o Expresso.

BES perde participação no BESA por causa de operação stop
Notícias ao Minuto

20:14 - 01/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Impugnação

O caso BES não para de surpreender com os seus contornos fora do comum. Desta feita, por uma representante ter ficado retida numa operação stop em Angola, o que a impossibilitou de chegar atempadamente a uma Assembleia-geral do BESA, o BES perdeu a sua participação de 55,71% na sucursal em terras africanas. Após chegar ao local da AG, a representante portuguesa foi impedida de participar na reunião.

Na reunião em questão foi decidido um aumento de capital determinado pelo Banco Nacional de Angola que eliminou a participação do BES. O banco português, liderado por Luís Máximo dos Santos, na sequência da resolução do banco chefiado por Ricardo Salgado, vai tentar impugnar essa decisão.

Além deste facto, segundo explica o Expresso, o BES contesta também a forma como foi convocada e decorreu a reunião para o aumento de capital que eliminou “sem qualquer contrapartida” a participação portuguesa.

“Todo este processo à volta da Assembleia violou várias disposições da lei angolana, [porque foram] preteridas as formalidades legais e estatutárias de convocação da AG. [Este órgão só pode reunir se todos os acionistas estivessem presentes na reunião e, além disso, aceitassem deliberar sobre os diversos pontos da ordem de trabalhos. O que não sucedeu”, explica Máximo dos Santos ao Expresso.

Nesta reunião foi ainda decidida a eleição dos novos órgãos sociais do BESA, que passou a chamar-se Banco Económico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório