Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

CaixaBank vê com bons olhos que BPI estude comprar Novo Banco

O banco espanhol CaixaBank, que detém 44,1% do BPI, viu hoje com "bons olhos" que a instituição liderada por Fernando Ulrich analise a possibilidade de compra do Novo Banco, noticia a EFE.

CaixaBank vê com bons olhos que BPI estude comprar Novo Banco
Notícias ao Minuto

13:34 - 24/10/14 por Lusa

Economia Banca

O administrador delegado do CaixaBank, Gonzalo Gortázar, explicou hoje durante a apresentação dos resultados do banco relativos ao terceiro trimestre, que a instituição sempre estudou a possibilidades de aquisições em Espanha, pelo que defende que o BPI deve ter a mesma postura em Portugal.

"O que tem que fazer o BPI, e não o CaixaBank, é analisar a possibilidade [de compra do Novo Banco] e, da nossa parte, tem toda a confiança para o fazer. Apoiaremos o estudo da operação e acompanharemos o processo de perto, de forma a podermos emitir a nossa opinião sobre a operação", disse o responsável, citado pela agência de notícias espanhola.

Gonzalo Gortázar sublinhou ainda que "o que está claro é que é necessário analisar as oportunidades" e que a decisão do BPI de estudar a possível compra do Novo Banco lhe parece ser "o mais razoável".

"Temos sempre que analisar caso por caso para ver se encaixa, se as condições são boas e se criam valor, e neste caso atuar", declarou o responsável.

Há cerca de duas semanas, o presidente do BPI, Fernando Ulrich, admitiu estar a estudar a eventual entrada no processo para a compra do Novo Banco.

"Penso que é um dever profissional de quem tem uma equipa executiva de um banco que está a operar no mesmo mercado e que tem uma dimensão que lhes permite encarar esta oportunidade [de compra do Novo Banco], como é o caso do BPI, estudar o que essa oportunidade pode representar", afirmou na ocasião.

Ulrich considerou também que a situação do Novo Banco é "muito peculiar", uma vez que detém "parte significativa do mercado financeiro português em vários segmentos de atividade" e que vão estar à venda.

"É obrigatório para quem está no mercado estudar o que esta oportunidade pode significar", sublinhou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório