Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Banif amortiza totalidade do empréstimo do Estado

O Banif anunciou hoje que cancelou o valor remanescente dos empréstimos obrigacionistas garantidos pelo Estado, no valor de 595 milhões de euros, que venciam em dezembro, segundo informações enviadas à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Banif amortiza totalidade do empréstimo do Estado
Notícias ao Minuto

22:17 - 01/10/14 por Lusa

Economia Banco

Deste montante, 500 milhões de euros dizem respeito ao Banif, S.A. e 95 milhões de euros de euros respeitantes ao Banif-Banco de Investimento, S.A.

Com esta redução antecipada, o Banif extingue a totalidade dos 1.175 milhões de euros de empréstimos com garantia pública.

Em julho, o Banif tinha feito uma amortização de 280 milhões de euros de obrigações com garantia do Estado, ascendendo nessa altura o montante total já amortizado a 580 milhões de euros.

Os empréstimos obrigacionistas foram a solução encontrada pelo Governo para os bancos poderem continuar a financiar-se junto do Banco Central Europeu, emitindo dívida com garantia do Estado.

O banco presidido por Jorge Tomé recebeu também um empréstimo estatal destinado à recapitalização do banco, no valor de 1.100 milhões de euros, ficando o Estado como acionista.

A ajuda estatal foi repartida entre 700 milhões de euros de ações e 400 milhões de euros em instrumentos de dívida convertíveis em ações, as chamadas 'CoCo's', das quais o Banif já devolveu 275 milhões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório