Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Preços na produção industrial continuam a diminuir em agosto

O índice de preços na produção industrial continuou a diminuir em agosto, apresentando uma queda homóloga de 0,9%, tendo o índice relativo à secção das indústrias transformadoras recuado 1,8%, divulgou hoje o INE.

Preços na produção industrial continuam a diminuir em agosto
Notícias ao Minuto

12:17 - 17/09/14 por Lusa

Economia INE

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa do índice de preços na produção industrial em agosto foi inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, "mantendo a tendência decrescente iniciada em agosto de 2013".

Em agosto, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas negativas, destacando-se o agrupamento de energia com o contributo "mais influente" para a variação do índice total (-0,3 p.p.), em resultado de uma taxa de variação homóloga de -1,2% (0,1% no mês anterior).

Já o índice da secção das indústrias transformadoras diminuiu 1,8% (redução de 1,5% em julho), sendo esta a única secção a contribuir negativamente (-1,5 p.p.) para a variação do índice agregado.

Pelo contrário, a secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, com um aumento de 4,1% (idêntico ao mês anterior), apresentou um contributo de 0,5 p.p..

Em termos mensais, o INE dá conta de que o índice do agrupamento de energia passou de uma variação de 0,8% em julho para -0,9% em agosto (variação de 0,4% em agosto de 2013), sendo o único agrupamento a contribuir negativamente (-0,2 p.p.) para a variação do índice agregado.

O índice da secção das indústrias transformadoras, com uma taxa de variação mensal de -0,2% (0,1% no período homólogo), "influenciou decisivamente" a variação do índice agregado (contributo de -0,1 p.p.).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório