Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo tenta 'esquivar-se' dos 2,5% mas contas não deixam

O Executivo, pela voz de ministros como Pires de Lima ou Maria Luís Albuquerque, não fala diretamente da meta de 2,5% do défice, preferindo dizer que o objetivo é ficar abaixo dos 3% ou sair da ?situação de procedimentos por défices excessivos?, dando ideia da existência de uma margem. No entanto, conta o Diário Económico, esta margem é impossibilitada pelas contas das Finanças.

Governo tenta 'esquivar-se' dos 2,5% mas contas não deixam
Notícias ao Minuto

09:55 - 16/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Défice

O objetivo do défice para 2015 é de 2,5% mas o discurso político do Governo tem tentado dar a volta a esta meta, falando antes em ficar abaixo dos 3% ou em sair da “situação de procedimentos por défices excessivos”.

No entanto, ao que o Diário Económico pode apurar, as contas das Finanças vão impedir o Governo de continuar a tentar essa flexibilização da meta do défice. Segundo as mesmas, não será possível cumprir a função de 0,5% do PIB em termos estruturais se o défice nominal ficar acima dos 2,5%.

Atente-se que o objetivo de sair da “situação de procedimentos por défices excessivos” não é a mesma coisa que ficar com um défice de 2,5%: para sair do défice excessivo basta atingir um défice abaixo dos 3%. Este discurso poderá indicar que existe margem de algumas décimas nas contas do Orçamento de 2015, mas tal não será verdade.

A equipa das Finanças indica que para cumprir o ajustamento estrutural de 0,5%, o objetivo central da avaliação europeia, o défice nominal não poderá ser superior a 2,5%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório