Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Costa só soube do 'buraco' no BES dias antes do colapso

No dia 30 de julho o BES anunciou os resultados de atividade para o primeiro semestre do ano. No relatório apresentado foi divulgado um prejuízo de 3,6 mil milhões de euros. Dias depois o banco era resgatado e partido em duas entidades. O Diário Económico, citando fonte oficial do Banco de Portugal, indica que Carlos Costa só terá sabido da gravidade do problema cinco dias antes da queda do banco.

Costa só soube do 'buraco' no BES dias antes do colapso
Notícias ao Minuto

09:05 - 03/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banco de Portugal

De acordo com o noticiado esta quarta-feira pelo Diário Económico, o governador do Banco de Portugal apenas teve acesso a dados concretos sobre o problema no BES no dia 25 de julho, altura em que a KPMG entregou ao supervisor dados preliminares relativos a imparidades registadas no banco que até há dias tinha sido liderado por Ricardo Salgado.

Porém, apenas no dia 28 esses dados passaram a números concretos, com os auditores do BES a revelarem um esquema de emissão e recompra de obrigações próprias que tinha gerado um buraco de 1,2 mil milhões de euros.

“Apenas no dia 25 de julho – 19 horas –, em reunião entre elementos do BdP e da KPMG, foram apresentados os valores preliminares das contas do primeiro semestre, incluindo a primeira estimativa das perdas associadas às operações de emissão e recompra de obrigações próprias”, revela fonte oficial do banco central português ao Económico.

A 3 de agosto, poucos dias depois de conhecidos os resultados finais dos avultados prejuízos de 3,6 mil milhões, o Banco de Portugal e o Governo anunciavam a queda do BES e a sua separação em duas entidades, um banco mau e um banco bom, injetando no Novo Banco 4,9 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório