Meteorologia

  • 20 AGOSTO 2017
Tempo
34º
MIN 33º MÁX 35º

Edição

Multa de até 15 mil euros para quem não entregar IRS a horas

A solução apresentada pela ministra das Finanças para atingir os cerca de 1.500 mihões de euros que permitem atingir os 4% de défice do PIB passa pelo aumento do valor das coimas relativas a contraordenações fiscais, avança o Jornal de Notícias.

Multa de até 15 mil euros para quem não entregar IRS a horas
Notícias ao Minuto

07:37 - 29/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Retificativo

Maria Luís Albuquerque garantiu ontem que não será através do aumento de impostos que o Governo alcançará um encaixe adicional de receita fiscal, à volta dos 1.500 milhões de euros, para atingir o objetivo dos 4% de défice do Produto Interno Bruto. A estratégia para alcançar esse valor passará antes pelo agravamento das penalizações por incumprimentos de deveres fiscais, com multas que podem atingir vários milhares de euros por contribuinte.

De acordo com o Jornal de Notícias, as coimas para contraordenações simples, como a falta ou atraso de declarações, pagamentos indevido de rendimentos ou falta ou atraso na emissão de recibos ou faturas, pode ir até aos 15 mil euros. O valor representa um aumento de 161% face ao montante da multa, já que atualmente a sanção para este género de contraordenações é de 5.750 euros.

As contraordenações graves, referentes a falsidade informática ou prestação de informação falsa, terá um valor mínimo de multa de 15 mil euros.

O Executivo pretende, também, obter algum proveito caso se verifique a falta de utilização de programas ou equipamentos informáticos de faturação certificados pelas pequenas empresas. Neste caso a coima pode ir dos 1.500 aos 18.750 euros.

As medidas estão definidas na proposta de lei do segundo Orçamento Retificativo ontem apresentado.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ser o primeiro a saber será ainda mais rápido

Descarregue a aplicação e aceda a toda a informação do Notícias ao Minuto por smartphone ou tablet de uma forma mais cómoda, intuitiva e imediata.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório