Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

BCP e Banif também foram alvos de auditorias forenses

Foram anunciadas a 7 de agosto três auditorias forenses, segundo indicou o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa na altura. Ao que tudo indica os alvos foram o BCP e Banif, avançou o Expresso.

BCP e Banif também foram alvos de auditorias forenses
Notícias ao Minuto

20:00 - 23/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

O governador do Banco de Portugal tinha dito no Parlamento, a 7 de agosto que, além da auditoria forense ao BES, havia mais três. A do Montepio Geral que ainda está a decorrer e as outras duas e ao que tudo indica, o BCP e o Banif, que neste momento já estão concluídas, noticia o Expresso.

A auditoria feita ao BCP, decorreu no segundo trimestre do ano e foi pedida pela atual administração do banco, mas determinada pelo Banco de Portugal. Neste caso foram analisados os processos de concessão de crédito atribuídos entre 2007 e o final de 2010. Estes tratam-se de créditos que causaram grandes prejuízos ao banco.

A auditoria foi elaborada pela consultora PWC e o BCP já terá corrigido as situações identificadas.

Relativamente ao Banif, o banco agora presidido por Jorge Tomé já foi alvo de duas auditorias forenses. A última decorreu no final de 2013 e início deste ano. Foram também encontradas situações irregulares.

O Banif comentou dizendo que esta auditoria serviu apenas para apurar “atos de gestão e procedimentos em processos de concessão de crédito e investimento”, no período de 2007 e 2012.

Foram então instaurados processos de contraordenação ao Banif e administradores que participaram nas condutas ou decisões que infringiram normas ou procedimentos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório