Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Governo contrata financiamento externo de 1.500 milhões de dólares

O Executivo angolano aprovou um acordo de financiamento no valor de 1.500 milhões de dólares (1.129 milhões de euros), a garantir por um banco russo, de acordo com um despacho presidencial a que a Lusa teve hoje acesso.

Governo contrata financiamento externo de 1.500 milhões de dólares
Notícias ao Minuto

10:47 - 22/08/14 por Lusa

Economia Angola

Segundo o despacho presidencial 166/14, de 18 de agosto, este financiamento será obtido junto do Banco VTB Capital PLC, de origem russa.

A decisão é explicada com o objetivo de "executar os Projetos de Investimento Público identificados no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2013-2017)", inscritos no Orçamento Geral do Estado, nomeadamente na área das infraestruturas.

"Havendo necessidade de se recorrer a financiamento para aqueles programas, orientados numa ótica de diversificação das fontes de financiamento", lê-se ainda no mesmo despacho, assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e que autoriza o ministro das Finanças, Armando Manuel, a assinar o acordo.

O Executivo angolano tem vindo a assinar nos últimos meses vários contratos de financiamento para a realização de obras e investimentos no país. Estes financiamentos coincidem com as quebras nas receitas fiscais da exportação de petróleo, que por si só valem cerca de dois terços da receita total.

A exportação de petróleo, segundo dados do Ministério das Finanças consultados pela Lusa, rendeu a Angola, entre janeiro e julho, cerca de 13,4 mil milhões de euros. Menos 3,3 mil milhões que no mesmo período de 2013.

O petróleo representa a quase totalidade das exportações de Angola, o segundo maior produtor da África Subsaariana.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório