Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Clientes do BES "têm de ser protegidos"

O antigo líder do Bloco de Esquerda comentou esta noite, na Sic Notícias, a situação do BES, que deverá ser recapitalizado pelo Governo, considerando que o caso ?será sempre caro, será sempre arriscado e é tudo o contrário do que o Primeiro-ministro garantiu?.

Clientes do BES "têm de ser protegidos"
Notícias ao Minuto

22:32 - 01/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Francisco Louçã

No seu espaço de comentário semanal,’Tabu’, na Sic Notícias, Francisco Louçã abordou as notícias que têm surgido sobre a provável recapitalização do BES com dinheiro do Estado, para dizer que “perante esta incerteza, só há uma solução: atuar a curtíssimo prazo”.

Na perspetiva do antigo líder bloquista, “há dois milhões de clientes no BES e estas pessoas têm de ser protegidas”.

Recorde-se que segundo as informações mais recentes, o Governo já se terá decidido pela recapitalização do BES, recorrendo para tal a parte dos cerca de seis mil milhões de euros que ainda restam do empréstimo da troika, precisamente para o financiamento da banca. Estima-se que o banco privado necessite de uma injeção de capital entre três a quatro mil milhões de euros.

Salientando que ninguém do BES “deu a cara” pelas contas do banco privado, Francisco Louçã criticou também o Banco de Portugal por este não ter dado explicações concretas pela a retirada de poder à família Espírito Santo, que já não tem poder de voto no banco de privado.

Sobre a recapitalização, considerou que “nacionalização provisória de certeza que é”, explicando que “o Estado tem o poder mesmo que depois, erradamente, não reclame capacidade de influenciar as escolhas que o banco vai fazer” com o dinheiro”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório