Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Wall Stret fecha sem direção apesar da subida do PIB

A bolsa nova-iorquina terminou hoje sem direção definida e sem aproveitar na íntegra a recuperação acentuada do crescimento da economia dos EUA e a decisão considerada tranquilizadora, apesar de esperada, sobre a política monetária da Reserva Federal.

Wall Stret fecha sem direção apesar da subida do PIB
Notícias ao Minuto

22:55 - 30/07/14 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos do fecho da sessão indicam que o Dow Jones cedeu 0,19% (31,75 pontos), para as 16.880,36 unidades, ao contrário do Nasdaq, que valorizou 0,45% (20,20), para as 4.462,90.

O índice alargado S&P 500 terminou à justa em terreno positivo, com uma subida de 0,12 pontos, para 1.970,07.

Depois de um início de sessão em alta, graças ao anúncio de um crescimento da economia norte-americana mais forte do que previsto, os índices evoluíram em torno do ponto de equilíbrio.

Ajudado pelos resultados considerados muito satisfatórios da empresa da rede social Twitter, que se apreciou quase 20%, o Nasdaq permaneceu a evoluir firmemente alicerçado na tendência altista.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA recuperou nitidamente no segundo trimestre, além das melhores esperanças dos analistas, ao crescer 04,0% no segundo trimestre, notícia que foi de par com outra também positiva que reduziu a descida do PIB no primeiro trimestre, dos 2,9% inicialmente avançados para 2,1%.

Inicialmente acolhida com entusiasmo, esta notícia de imediato enervou os investidores, receosos de perderem antes do previsto maná do dinheiro dito fácil, que uma política monetária ultra acomodatícia (estimuladora do crescimento) disponibilizou aos mercados financeiros.

O comunicado da Reserva Federal (Fed), emitido ao fim de dois dias da reunião do seu comité de política monetária, veio apaziguar os receios.

Se o banco central decidiu, como esperado, continuar a reduzir de forma progressiva o programa de apoio à economia, também decidiu manter a principal taxa de juro em níveis próximos do zero, prometendo que aí permaneceria "durante um período de tempo considerável" depois do fim daquele programa de estímulo.

Não obstante, a Fed, que tem no controlo de preços uma das suas principais missões, notou no seu comunicado que a inflação está a aproximar-se do objetivo de 02%.

"A Fed quis agradar a todos, simultaneamente às pombas e aos falcões", aos que defendem uma política monetária estrita e aos que pretendem uma política monetária mais suave, comentou Gregori Volokhine, gestor de investimentos na Meeschaert Financial Services, acrescentando que a Fed "não quis assustar os investidores e garantiu que vai continuar a seguir uma política acomodatícia, mas, por outro lado, garantiu também que está atenta à inflação e que permanece vigilante".

No mercado do emprego, dois dias antes da divulgação dos números relativos ao mês de julho, os investidores ficaram a conhecer a diminuição da progressão dos empregos no setor privado desse mês.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório