Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

BES com rácio de capital abaixo do exigido pelo Banco de Portugal

O BES fechou o primeiro semestre com um rácio de capital de 5%, abaixo do mínimo fixado pelo Banco de Portugal, segundo as contas do banco hoje divulgadas.

BES com rácio de capital abaixo do exigido pelo Banco de Portugal
Notícias ao Minuto

22:50 - 30/07/14 por Lusa

Economia Relatório

De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), à data de 30 de junho, o BES tinha um rácio de capital 'common tier 1' de 5%, quando o mínimo exigido pelo Banco de Portugal é de 7%, considerando o período transitório para a aplicação das novas regras de Basileia III.

Os rácios de capital servem para atestar a solvabilidade de uma instituição financeira, sendo que o valor de 5% apresentado pelo BES no final de junho é cerca de metade dos 9,8% do final de março, o que é justificado com "ocorrências de natureza excecional".

O banco divulgou hoje as contas do primeiro semestre, em que registou prejuízos históricos de 3.577,3 milhões de euros.

Na segunda-feira à noite, o Banco de Portugal emitiu um comunicado em que dizia que, caso exista uma insuficiência de capital no BES, há privados interessados em aumentar capital.

Além disso, acrescentou a entidade liderada por Carlos Costa, "no limite, se necessário, está disponível a linha de recapitalização pública".

O esclarecimento do supervisor, em que insiste que a "solvência do BES e a segurança dos fundos confiados ao banco estão asseguradas", aconteceu após o Expresso Diário ter noticiado que os prejuízos do BES podiam ascender aos três mil milhões de euros no primeiro semestre e que, perante isto, as "almofadas financeiras [de 2,1 mil milhões de euros do banco] já não bastam" e é "inevitável" um aumento de capital, faltando saber se será privado ou público.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório