Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Mudanças no IVA, pensões e descontos esperadas para 2015

O próximo ano trará mudanças ao nível do IVA, novas taxas sobre pensões e aumento de descontos para trabalhadores, destaca esta quinta-feira o Diário Económico.

Mudanças no IVA, pensões e descontos esperadas para 2015
Notícias ao Minuto

08:18 - 24/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Governo

A substituição da taxa de Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) pela Contribuição de Solidariedade (CS) é só uma das medidas em destaque para 2015. O Governo tem ainda ‘na calha’ mudanças ao nível do IVA, além dos já anunciados aumentos de descontos dos trabalhadores.

A CS penaliza menos os pensionistas do que a CES mas perpetua os cortes temporários, especifica o Diário Económico. A proposta avançada aponta para uma contribuição de 2% sobre as pensões até dois mil euros. As pensões acima de 3.500 euros têm uma redução de 3,5%.

Os trabalhadores do setor público e privado vão passar a descontar 11,2% a partir do próximo ano, um aumento de 0,2 pontos percentuais, a pensar na ‘velhice’, que é como quem diz, na sustentabilidade do sistema e pensões.

Já no IVA haverá duas alterações, uma mais visível na carteira, com o aumento de 0,25 da taxa em Portugal Continental, para os 23,25% – na Madeira será de 22,25% e nos Açores passa para os 18,20% –, e outra menos visível, com parte deste imposto indireto a reverter futuramente para o sistema de Segurança Social.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório