Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Aplicar ‘propinas’ no ensino secundário "é inconstitucional"

O constitucionalista Jorge Miranda diz, em declarações ao Público, que o ensino secundário “tem necessariamente de ser gratuito” a partir do momento em que o Governo o tornou obrigatório.

Aplicar ‘propinas’ no ensino secundário "é inconstitucional"
Notícias ao Minuto

17:11 - 29/11/12 por Notícias Ao Minuto

Economia Constitucional

O constitucionalista Jorge Miranda diz, em declarações ao Público, que é “manifestamente inconstitucional” a possibilidade de taxar o acesso ao ensino secundário, depois de o primeiro-ministro Passos Coelho ter dito ontem, em entrevista à TVI, que a Constituição da República Portuguesa permite mais alterações às funções do Estado no sector da educação do que no da saúde.

Jorge Miranda explica que o ensino secundário “tem necessariamente de ser gratuito” pelo facto de se ter tornado obrigatório. “Não tenho a mínima dúvida, na Constituição, a gratuitidade está relacionada com a obrigatoriedade e, a partir do momento em que o ensino secundário passa a ser obrigatório, tem necessariamente de ser, também, gratuito”, frisou Jorge Miranda, em declarações ao Público.

Já o constitucionalista Bacelar Gouveia afirmou hoje que não considera impossível que se passe a cobrar taxas de acesso ao ensino secundário, ainda que este grau escolar tenha recentemente sido adoptado como o patamar do ensino obrigatório.

"À partida, não me parece que, pelo facto de passar a ser obrigatório seja impossível cobrar, ou que seja necessariamente gratuito. Não me parece que haja uma ligação entre os dois conceitos", disse Bacelar Gouveia, em declarações à Lusa, ainda que admita que a obrigatoriedade do ensino secundário possa colocar problemas. "Vamos ver o que isso pode significar, mas admito que haja uma certa conexão entre ser obrigatório e ser gratuito", acrescentou.

O primeiro-ministro defendeu na quarta-feira que a reforma do Estado tem de rever as despesas com pensões, saúde e educação e considerou que neste último sector há margem constitucional para um maior financiamento por parte dos cidadãos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório