Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Quando vícios dos portugueses passam a ser "promoções"

Um estudo da Kantar Worldpanel revela que os portugueses continuam a ir o mesmo número de vezes às compras, mas além de estarem a comprar menos 4,9% de cada vez, “procuram as melhores promoções e os melhores preços.” Segundo um responsável da empresa de estudos de mercado, em declarações ao Diário Económico, poder-se-á dizer que “neste momento, o consumidor nacional está completamente viciado em promoções.”

Quando vícios dos portugueses passam a ser "promoções"
Notícias ao Minuto

08:52 - 08/10/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Consumo

Apesar de os níveis de consumo terem registado uma ligeira melhoria no início da segunda metade do ano, logo de seguida, voltaram a descer, “não sabemos muito bem quais foram as causas, mas a verdade é que coincidiu com a crise política [de Julho].”

Os portugueses estão em “survival mode”, explica Paulo Caldeira, director de marketing da empresa de estudos de mercado Kantar Worldpanel. “[Isto] não quer dizer que as pessoas estejam em modo de sobrevivência, mas que estão em modo de caça. Só compram o essencial, procuram as melhores promoções e os melhores preços, e compram pouco de cada vez”, esclarece em declarações ao Diário Económico.

“Neste momento, o consumidor está completamente viciado em promoções” e é capaz de circular por várias lojas/marcas para adquirir o produto que pretende com o preço mais vantajoso.

De acordo com o estudo da Kantar Worldpanel, que vai ser apresentado hoje no Primeiro Encontro da Distribuição em Portugal, actualmente 85% dos portugueses está atento às promoções, quando há cinco anos, essa percentagem correspondia a 65%.

Outra das conclusões deste estudo indica que apesar de continuarem a ir o mesmo número de vezes às compras, os consumidores nacionais estão a comprar menos 4,9% de cada vez, porque, acrescenta a Kantar Worldpanel, o seu perfil está a mudar. Os portugueses estão a tornar-se mais profissionais, optam por compram o essencial e básico, nomeadamente produtos alimentares, ao melhor preço.

Já em relação às compras online, ou seja, através da Internet, Paulo Caldeira refere que a adesão “ainda é marginal”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório