Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Real Madrid continua corrida contra a história em Turim

O Real Madrid vai prosseguir terça-feira a corrida a inédito 'bis' em Turim, face à Juventus, numa primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões em futebol marcada pelo regresso de Pep Guardiola a Barcelona.

Real Madrid continua corrida contra a história em Turim
Notícias ao Minuto

09:50 - 04/05/15 por Lusa

Desporto Liga dos Campeões

O criador do 'tiki-taka', de um FC Barcelona que foi quase imparável sob o seu comando, vencendo, nomeadamente, duas 'Champions' (2008/09 e 2010/11), está de volta a casa, como adversário, ao comando de um Bayern Munique já campeão alemão, mas que se apresentará desfalcado.

Quarta-feira, em Nou Camp, todos os olhares estarão centrados em Guardiola, que será sempre recordado com saudade em Barcelona, mesmo numa época como a atual, em que o estreante Luis Enrique se 'arrisca' a ganhar tudo, a 'dobradinha' interna e a Liga dos Campeões.

O embate promete, numa altura em que o 'Barça' surge na máxima força e num grande momento: lidera a Liga espanhola e está na final da Taça do Rei, tendo vencido 15 dos últimos 16 jogos e os derradeiros seis, após um 2-2 em Sevilha.

Lionel Messi é o grande orquestrador de todo o futebol ofensivo da equipa, sendo decisivo a marcar ou a assistir, sobretudo Neymar e Luis Suárez -- juntos, o argentino (51), o brasileiro (33) e o uruguaio (24) somam 108 golos.

Se tudo corre bem pelos lados de Nou Camp, mesmo ainda sem títulos, o Bayern - seis vezes campeão europeu, a última em 2012/13 - surge, pelo contrário, na pior fase da época, mesmo tendo sido o primeiro campeão dos principais campeonatos do 'velho continente', alcançando o 'tri'.

Para o confronto com o 'Barça', que persegue o quinto título, ainda não são conhecidas todas as baixas de Pep Guardiola, mas o catalão já sabe que não terá a sua maior estrela, o extremo holandês Arjen Robben, que está lesionado e não vai jogar mais em 2014/15.

Franck Ribéry, David Alaba e Robert Lewandowski também poderão falhar o jogo de Nou Camp, onde, há dois anos, na última visita, os bávaros venceram por 3-0, também nas 'meias', um 'Barça' sem Messi, depois de já terem goleado em casa por 4-0.

Mesmo desfalcado, o Bayern Munique continua a ter uma equipa de enorme qualidade, como mostrou na segunda mão dos 'quartos', frente ao FC Porto, que 'esmagou' por 6-1 no Allianz Arena, depois de ter perdido no Dragão por 3-1.

O embate de Nou Camp joga-se na quarta-feira, um dia depois da deslocação do Real Madrid a Turim, onde os 'merengues' vão tentar continuar na corrida a um feito inédito na 'era Champions' (1992/93): a revalidação do título, da famosa '10.ª', conquistada em 2013/14 no Estádio da Luz, em Lisboa.

Frente à equipa que a época passada caiu perante o Benfica na mesma fase, mas da Liga Europa, o Real Madrid é favorito, mesmo sem o médio croata Modric e numa altura em que ainda é desconhecida a disponibilidade do francês Benzema.

Na luta com o 'Barça' pelo título espanhol, o conjunto comandado por Carlo Ancelotti não pode, porém, facilitar, face a uma equipa que assenta o seu jogo na capacidade defensiva e tem jogadores que desequilibram na frente, sobretudo o argentino Carlos Tevez.

Em matéria de individualidades, o Real Madrid é, porém, insuperável, com o português Cristiano Ronaldo a chegar a Itália moralizado pelo 'hat-trick' conseguido em Sevilha, que valeu um apertado triunfo por 3-2.

Com Gareth Bale de regresso, Pepe também certo no 'onze' e Fábio Coentrão provavelmente no banco, os 'merengues' vão fazer tudo, certamente, para conseguir um sempre importante golo fora, numa eliminatória que disputam com uma problemática receção pelo meio ao Valência, para a Liga espanhola.

Por seu lado, a 'Juve', de Massimiliano Allegri, cumpre o primeiro jogo depois de ter assegurado, no sábado, o 31.º título italiano e quarto consecutivo, a quatro jornadas do fim, com um triunfo por 1-0 no reduto da Sampdoria.

A formação transalpina soma dois títulos e procura a oitava final da principal prova europeia e primeira desde 2002/2003, época em que caiu perante o 'vizinho' AC Milan, de Rui Costa, no desempate por grandes penalidades, em Old Trafford.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório