Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Futebol brasileiro vai ter regras de 'fair-play' financeiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reafirmou hoje a intenção de criar normas de 'fair-play' financeiro e laborais, que, caso não sejam cumpridas, podem conduzir os clubes à exclusão de competições.

Futebol brasileiro vai ter regras de 'fair-play' financeiro
Notícias ao Minuto

18:37 - 20/12/14 por Lusa

Desporto CBF

Essa intenção, que visa o equilíbrio financeiro dos clubes brasileiros, muitos dos quais endividados e em incumprimento fiscal, ficou plasmada no Regulamento Geral de Competições de 2015, hoje publicado no sítio oficial da CBF na internet.

"A CBF publicará, através dos regulamentos específicos de competições ou resolução da presidência, normas sobre 'fair-play' (jogo limpo) financeiro e laboral, que estabeleçam requisitos e responsabilidades, visando o saneamento fiscal e financeiro dos clubes, que ficarão obrigados a cumpri-las, sob pena de sofrerem as pertinentes penalizações desportivas", lê-se no artigo 105.

O documento acrescenta que "o cumprimento estrito de tais normas, com a adoção de padrões de gestão que resguardem o equilíbrio económico-financeiro e competitivo dos clubes, é condição essencial para assegurar às agremiações o direito de participação nas competições, bem como a manutenção dos pontos e classificação conquistados".

A maioria dos clubes brasileiros tem dívidas ao fisco e alguns, nomeadamente Fluminense e Botafogo, arrastaram situações de salários em atraso ao longo deste ano.

A imposição de regras de boa gestão é uma das exigências dos jogadores do campeonato brasileiro, que desde o ano passado se uniram num movimento denominado Bom Senso FC, com o intuito de pressionarem as autoridades e exigir a modernização do futebol no país.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório