Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Pinto da Costa absolvido no caso Apito Dourado

O presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, foi absolvido da prática de corrupção na forma tentada, no jogo que deu origem ao caso Apito Dourado, noticia a TVI24 em última hora.

Pinto da Costa absolvido no caso Apito Dourado
Notícias ao Minuto

21:23 - 23/09/14 por Notícias Ao Minuto

Desporto FC Porto

A TVI24 avança, em última hora, que o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, foi absolvido da prática de corrupção na forma tentada, no jogo que deu origem ao caso Apito Dourado.

A mesma decisão foi alargada ao árbitro Jacinto Paixão e aos dois assistentes do jogo entre o Estrela da Amadora e o FC Porto, datado de janeiro de 2004.

Segundo a estação de televisão, as escutas que envolviam os implicados no processo foram todas consideradas ilegais por um tribunal civil.

Esta decisão já era aguardada, depois de o Tribunal Administrativo de Lisboa ter considerado no início do corrente ano que os factos apreciados com base nas escutas telefónicas nos processos disciplinares em causa não tinham validade, anulando a decisão proferida pelos órgãos jurisdicionais da FPF.

"Como os processos disciplinares ao presidente do FC Porto e ao árbitro Jacinto Paixão eram totalmente sustentados nas escutas telefónicas, não restou outra alternativa ao CD senão arquivá-los", explicou à Agência Lusa a mesma fonte federativa.

A decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa, para o qual Pinto da Costa recorreu, devolveu os processos ao Conselho de Justiça, o qual, sendo um órgão de recurso, fê-los baixar ao CD para que os pudesse reapreciar expurgados das escutas telefónicas.

Uma vez que todas as provas produzidas foram sustentadas unicamente pelas escutas telefónicas, o CD decidiu hoje arquivar os processos em causa relacionados com o chamado "Apito Dourado", designação assumida pelo Ministério Público, mais tarde alterada pelo presidente do CD para "Apito Final".

[Notícia atualizada às 23h17]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório