Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Conímbriga quer ser Património Mundial da UNESCO

Uma delegação de autarcas e especialistas na área do património de Condeixa-a-Nova parte na segunda-feira para Itália, onde desenvolverá ações no âmbito do processo de candidatura da cidade romana de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO.

Conímbriga quer ser Património Mundial da UNESCO
Notícias ao Minuto

19:20 - 06/05/16 por Lusa

Cultura Candidatura

Entre outros objetivos, a visita à cidade italiana de Ravenna, na costa do mar Adriático, visa proporcionar o "acolhimento de estagiários no Centro Internacional de Documentação do Mosaico para formação em serviço", disse hoje um dos promotores da iniciativa, Miguel Pessoa, à agência Lusa.

O intercâmbio a promover pelas partes inclui a realização de exposições temporárias, em Ravenna - classificada pela UNESCO como Património Mundial, em 1996 - "acerca do património cultural e natural de Condeixa-a-Nova, da cidade luso-romana de Conímbriga e do seu território", adiantou.

Os testemunhos da época romana na zona da Serra de Sicó "exemplificam bem a interação do homem com a natureza e reúnem 10 conjuntos monumentais que lhe conferem valor de Património Mundial", disse Miguel Pessoa, conservador do Museu de Conímbriga, naquele concelho do distrito de Coimbra.

Essa lista inclui muralhas, estradas e pontes, aqueduto e nascente de Alcabideque, fórum dotado de templo, praça pública, mercado e tribunal, palácios, vivendas e bairros populares, anfiteatro, balneários públicos e privados, mosaicos geométricos, vegetalistas e figurativos, museu (com diversas coleções e Escola de Arqueologia e de Conservação e Restauro), 'baby canyon' do Rio dos Mouros, mata mediterrânica da Abufarda, Museu POROS (no solar da Quinta de S. Tomé) e 'Portugal romano em Sicó - eixo da romanização': Conímbriga, Alcabideque (Condeixa-a-Nova), Rabaçal (Penela), Santiago da Guarda (Ansião), Rominha (Alvaiázere), Madanela (Soure) e Santiago de Litém (Pombal).

Entre segunda-feira e quarta-feira, a representação portuguesa, liderada por Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, vai promover o "estabelecimento de um programa de intercâmbio cultural" no âmbito das ações do Movimento de Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Segundo Miguel Pessoa, a iniciativa visa ainda a permuta de publicações, a participação conjunta em futuros programas e encontros internacionais, a criação da Associação de Amizade Ravenna e Condeixa-a-Nova e a troca de experiências acerca do processo de candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO.

Está igualmente prevista a "programação de intercâmbios entre escolas, animadores associativos, empresários e artesãos" de Ravenna, de Condeixa-a-Nova e das Terras de Sicó, referiu.

O programa da visita a essa cidade italiana da Emília Romagna abrange "a visita a monumentos exemplarmente conservados, que exibem prestigiosos mosaicos bizantinos", bem como a aprovação de "um programa de entreajuda internacional" em diversas áreas.

Além do autarca Nuno Moita, a delegação portuguesa inclui Miguel Pessoa, da Associação Ecomuseu de Condeixa e Museu de Conímbriga, Liliana Pimentel, vice-presidente da Câmara de Condeixa, Nelson Moura, participante, e Pedro Sales, membro daquela associação e restaurador do Museu de Conímbriga.

A deslocação a Itália surge na sequência da visita que uma delegação de Ravenna efetuou a Condeixa-a-Nova, em agosto de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório