Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

'Cartas de guerra', de Ivo Ferreira, tem estreia mundial hoje em Berlim

O filme "Cartas de guerra", de Ivo M. Ferreira, construído a partir da correspondência do escritor António Lobo Antunes, durante a guerra colonial, tem estreia mundial, hoje, no Festival de Cinema de Berlim, integrado na competição internacional.

'Cartas de guerra', de Ivo Ferreira, tem estreia mundial hoje em Berlim
Notícias ao Minuto

06:06 - 14/02/16 por Lusa

Cultura Filmes

A longa-metragem baseia-se no livro "D'este viver aqui neste papel descripto - Cartas de guerra", editado em 2005 pelas filhas do escritor Maria José e Joana Lobo Antunes, com as cartas que António Lobo Antunes escreveu à primeira mulher, Maria José, no tempo em que foi destacado pelo exército, como médico, durante a guerra colonial em Angola, de 1971 a 1973.

Rodada a preto e branco, esta é a terceira longa-metragem de Ivo M. Ferreira, e conta no elenco com mais de quarenta atores, entre os quais Miguel Nunes (no papel de Lobo Antunes), Margarida Vila-Nova (Maria José), Ricardo Pereira, João Pedro Vaz e Simão Cayatte.

Na estreia mundial, hoje, em Berlim, vão estar presentes o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Cultura, João Soares.

"Cartas de guerra", produzido por O Som e a Fúria, deverá estrear-se nos cinemas portugueses no segundo semestre deste ano.

Ivo M. Ferreira é autor das longas-metragens "Águas mil" (2009) e "Em volta" (2002).

Este ano, a programação do festival de Berlim conta com a presença de oito filmes portugueses, três dos quais em competição.

Além de "Cartas de guerra", a competição integra ainda as curtas-metragens "Balada de um batráquio", de Leonor Teles, e "Freud und Friends", de Gabriel Abrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório