Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

O novo romance de Jonathan Franzen chega às livrarias para a semana

'Purity', o novo romance do norte-americano Jonathan Franzen, e a história dos campos de concentração nazis, do investigador Nikolaus Wachsmann, da Universidade de Londres, lideram a lista de publicações, anunciada pelo grupo Leya para as próximas semanas.

O novo romance de Jonathan Franzen chega às livrarias para a semana
Notícias ao Minuto

10:27 - 05/09/15 por Lusa

Cultura Literatura

'Isis - Por dentro do Estado do Terror', sobre o autodenominado Estado Islâmico, do jornalista norte-americano Michael Weiss e do analista sírio Hassan Hassan, assim como o 4.º e último volume da história da 'Idade Média', coordenada por Umberto Eco, são outros títulos anunciados pelas editoras do grupo, para os últimos meses de 20'5.

'KL -- A História dos Campos de Concentração Nazis', do britânico Nikolaus Wachsmann, que será publicada na próxima terça-feira, vai desde a conceção dos campos ('Konzentrationslager', KL), em '933, até ao seu encerramento, na primavera de '945.

A investigação do historiador dá conta do alargamento constante do universo dos 'inimigos' de Hitler, encerrados nos campos - judeus, comunistas, homossexuais, soldados russos, polacos, 'associais'... -, e da 'extraordinária criatividade e capacidade de improvisação' das forças nazis para intensificarem a perseguição e o extermínio.

As Publicações Dom Quixote destacam aspetos da investigação de Wachsmann - a escala dos campos, a sua rede, o impacto a nível individual - e a revelação de factos menos conhecidos dos processos de tortura.

O novo romance de Jonathan Franzen, 'Purity', que também chega às livrarias na terça-feira com o 'selo' da Dom Quixote, sucede a 'Correções', publicado em 200', e a 'Liberdade', de 20'0, duas obras que colcocaram o escritor entre os principais autores da atualidade, segundo a editora.

'Purity', de acordo com a descrição da obra, estabelece uma rede de personagens a partir da figura de Pip Tyler (Purity), com origens tão diversas como a Califórnia do autor ou a Alemanha de Leste da Guerra Fria, afundadas em dívidas financeiras, aspirações pessoais, sentimentos de culpa e ausências familiares.

A obra é sobretudo uma sátira à atualidade, às redes sociais e à omnipresença da internet, e 'o livro mais ousado e penetrante até hoje, escrito' por Jonathan Franzen, segundo a editora.

No final deste mês as Publicações Dom Quixote publicam ainda o 4.º e último volume da 'monumental enciclopédia' sobre a Idade Média - 'Exploradores, comércio e utopias' -, coordenada por Umberto Eco.

Na Texto, outra chancela do grupo Leya, está anunciada, para outubro, a edição de 'Isis - Por Dentro do Estado do Terror', de Michael Weiss e Hassan Hassan, obra assente em dezenas de entrevistas a especialistas em contraterrorismo, oficiais do exército e dos serviços de informação dos Estados Unidos e do Iraque, estabelecendo 'o primeiro quadro completo do crescimento, popularidade e expansão' do chamado Estado Islâmico, segundo a editora.

'ABC de Fernando Pessoa', na Livros d'Hoje, com 'as melhores citações, em verso e prosa', do autor e seus heterónimos, e 'A Teoria da Investigação Criminal -- A Arte de Ser Detective', de Francisco Moita Flores, na Casa das Letras, são outros livros anunciados.

Na Lua de Papel, o sucesso de 'As Cinquenta Sombras de Grey' prolonga-se em 'Grey', o novo livro de EL James, a lançar na terça-feira, 08 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório