Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Governo classifica dois novos monumentos em Évora

O pórtico do antigo Convento de São Domingos e a Igreja e Convento dos Remédios, datados dos séculos XVI e XVII e situados junto ao centro histórico de Évora, foram classificados monumentos de interesse público.

Governo classifica dois novos monumentos em Évora
Notícias ao Minuto

19:17 - 03/09/15 por Lusa

Cultura Portaria

A portaria da classificação, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, foi publicada hoje em Diário da República (DR).

Em declarações à agência Lusa, o vereador da cultura da Câmara de Évora, Eduardo Luciano (CDU), considerou que a classificação dos espaços é "um motivo de regozijo" para o município e constitui "um novo fator de atração".

"As classificações implicam sempre regras mais rígidas do ponto de vista da preservação e da conservação, o que também nos agrada, porque impede algumas tentações de aventureirismo de intervenções nestes espaços", referiu.

O autarca defendeu que, juntamente com a classificação, "deveria estar associada uma responsabilização" do Estado nos "processos de intervenção e conservação" dos imóveis, nomeadamente com uma comparticipação financeira.

"Não deixando de realçar a importância desta classificação, gostaríamos que houvesse um envolvimento mais efetivo do Estado Central na conservação dos elementos que considera monumentos de interesse público", acrescentou.

Datado do século XVI e oriundo da demolida Igreja de São Domingos, o pórtico, cuja construção é atribuída ao escultor Nicolau Chanterene, é um dos mais destacados do renascimento português, de acordo com a portaria do Governo.

O monumento situa-se junto à Porta de Alconchel, fora das muralhas da cidade, e dá acesso, desde 1940, ao Cemitério dos Remédios.

Ao seu lado, situa-se a Igreja e Convento dos Remédios, fundada no início do século XVII, pelo arcebispo D. Teotónio de Bragança, para substituir o anterior convento dos frades da Ordem dos Carmelitas Descalços da cidade.

Propriedade do município, o edifício foi, recentemente, remodelado e adaptado para fins culturais, acolhendo o Conservatório Regional de Évora e Associação Eborae Mvsica e o Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora.

Do antigo edifício conventual, destacam-se "a sacristia, com silhares de azulejos e diversos elementos de talha, e o claustro, rasgado por arcos redondos", indica o diploma publicado em DR.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório