Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Setenta mil esperados no Festival do Vinho e da Pera Rocha

Setenta mil visitantes são esperados este ano no 32.º Festival do Vinho Português e 22.ª Feira Nacional da Pera Rocha, que começam na terça-feira no Bombarral, estimou hoje o presidente da Câmara Municipal.

Setenta mil esperados no Festival do Vinho e da Pera Rocha
Notícias ao Minuto

23:00 - 31/07/15 por Lusa

Cultura Bombarral

José Manuel Vieira disse à agência Lusa que é esperado "um aumento de visitantes" de 60 mil, o número da edição do ano passado, para os 70 mil na edição deste ano.

O autarca explicou que o certame "tem um grande impacto na projeção económica e divulgação dos produtos agrícolas produzidos no concelho". Cerca de 70% da produção agrícola é pera rocha e os restantes 30% são repartidos entre a vinha e a produção de hortícolas e de bacelos para a plantação de vinhas.

No programa de animação, Luís Represas dá um concerto na quarta-feira, seguindo-se José Cid no dia seguinte e Tiago Bettencourt na sexta-feira, de acordo com uma nota da organização.

A edição deste ano tem como novidades a demonstração do processo de calibragem e embalamento de pera como a acontece nas centrais fruteiras do concelho e um espaço, da responsabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, onde todos os dias vários chefes de cozinha vão confecionar ao vivo pratos e sobremesas, utilizando o vinho e a pera rocha do Oeste.

Além de promover a agricultura do concelho, a organização pretende contribuir com o festival para criar hábitos saudáveis do consumo de fruta e de vinho, de forma moderada, face aos benefícios que têm para a saúde.

A ter lugar na Mata Municipal da vila, o evento termina a 09 de agosto e pretende promover estas duas fileiras da agricultura, o vinho e a pera rocha, sendo o mais antigo certame vitivinícola do país.

Ao longo dos seis dias, os visitantes vão poder contactar com várias empresas e entidades ligadas ao sector agrícola, assim como provar a gastronomia e doçaria regionais nas tasquinhas existentes e participar em provas de vinhos e de doçaria de pera rocha.

O festival acolhe um encontro de diversos ranchos folclóricos na terça-feira e um corso de máquinas e tratores agrícolas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório