Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Feira do Pastel promove folhado de carne tradicional de Chaves

A Feira do Pastel de Chaves, que se iniciou hoje e decorre até domingo, visa promover e criar oportunidades de negócio para os produtores deste folhado de carne a quem, recentemente, foi atribuída a Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Feira do Pastel promove folhado de carne tradicional de Chaves
Notícias ao Minuto

19:10 - 31/07/15 por Lusa

Cultura Eventos

"A feira, mais do que tudo, é um momento de promoção. É também uma oportunidade de negócio já que muitos dos que nos visitam aproveitam para fazer encomendas para o ano todo", afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira.

O autarca referiu que se trata de um produto "exportável" e que algumas unidades já fazem ultracongelação e depois vender para qualquer parte do mundo.

A organização espera mais de 30 mil visitantes e um volume de negócios superior a 50 mil euros durante os três dias do certame dedicado ao pastel folhado que é produzido há mais de 150 anos neste concelho do distrito de Vila Real.

Em maio, a Comissão Europeia adicionou o pastel de Chaves à lista de produtos com IGP, culminando um longo e burocrático processo.

Trata-se de um folhado salgado em forma de meia-lua recheado com carne de vitela picada.

A produção diária ascende, segundo dados da autarquia, a mais de 25.000 unidades, distribuídas por cerca de 30 unidades de produção, sendo que a maioria das pastelarias da cidade produz e vende o produto nas suas próprias instalações.

O certame incluiu ainda a realização da segunda edição do concurso do "Pastel de Chaves XXL" e cujo vencedor será aquele que, para além das dimensões, apresente mais semelhanças relativamente ao original, nomeadamente, na forma e no aspeto, na cor e na textura.

Os pastéis "gigantes" serão apresentados e avaliados no domingo.

Em paralelo decorrerá a quinta edição do Festival de Música Tradicional Folk de Chaves -- Flaviae Fest, que vai contar com a participação de artistas como Sebastião Antunes & Quadrilha ou Pé na Terra.

O evento é organizado pela empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB), em colaboração com a Câmara de Chaves, Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e Academia de Artes de Chaves (AAC).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório