Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Três concertos preenchem "Música nos Claustros" em Évora

Três espetáculos preenchem a edição deste ano do Ciclo de Concertos "Música nos Claustros", dedicado à música clássica e que vai decorrer em Évora, entre domingo e dia 19, informou hoje a organização.

Três concertos preenchem "Música nos Claustros" em Évora
Notícias ao Minuto

13:16 - 03/07/15 por Lusa

Cultura Música

O ciclo, organizado pela associação Eborae Mvsica, decorre no Convento dos Remédios e no Teatro Garcia de Resende, contando com a participação de grupos e solistas nacionais e internacionais.

A polifonia, o canto solista e a execução instrumental estão em destaque na programação, que percorre os vários períodos musicais, realçou a organização.

O objetivo, explicou, é contribuir para "qualificar a oferta cultural ao nível do turismo cultural e estabelecer uma programação que dê relevo aos vários períodos da criação musical".

A Eborae Mvsica pretende, também, "aprofundar a relação entre o património construído", neste caso o Convento dos Remédios e o Teatro Garcia de Resende, "e a adequação de uma oferta musical regular à fruição pelo público e à participação de grupos musicais do Alentejo, do país e do estrangeiro, além da criação de novos públicos".

O programa da edição deste ano, a 16.ª, arranca no centenário Teatro Garcia de Resende, no domingo, às 21:30, com o "Concerto de Verão" pelo Coro e Orquestra do Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica.

A direção vai estar a cargo de Sandra Medeiros e Luis Rufo e o espetáculo vai ter como solistas Cláudia Amado (flauta), Sara Ornelas e Nika Shahidian (piano).

Os outros dois recitais, agendados para os dias 11 e 19, às 21:30, vão ter lugar no Convento dos Remédios.

O primeiro é protagonizado pelo Coro Polifónico "Eborae Mvsica", sob direção de Eduardo Martins e com Eurico Pereira na guitarra, enquanto, a fechar o ciclo, decorre o concerto "Die Schwestern", com Cláudia Anjos (piano), Ana Maria Lopes e Laura Rainho (sopranos).

Para organizar o evento, a associação Eborae Mvsica tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, do Centro Dramático de Évora (Cendrev), da Direção Regional de Cultura do Alentejo, entre outras entidades, sendo o primeiro espetáculo apoiado pelo Governo e por fundos comunitários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório