Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Rio de Janeiro recebe espetáculo "Sombras", de Ricardo Pais

O espetáculo "Sombras - a nossa tristeza é uma imensa alegria", de Ricardo Pais, vai encenado no Rio de Janeiro entre 3 e 5 de julho, integrando as comemorações dos 450 anos da cidade.

Rio de Janeiro recebe espetáculo "Sombras", de Ricardo Pais
Notícias ao Minuto

23:55 - 02/07/15 por Lusa

Cultura Brasil

A produção do Teatro Nacional São João já esteve nas cidades de São Paulo e em Santos, em 2012, e foi vista por mais de 19 mil espetadores em exibições em Portugal, França, Brasil e Rússia. No Rio de Janeiro, será encenada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

Ricardo Pais afirmou à Lusa que o Rio de Janeiro é "a cidade da música" e que espera um público "híper entusiasta" para as apresentações.

"Parece-me, por tudo o que sei, que Sombras será muito bem recebido. Este é um espetáculo que tem o fado no coração e acho que o Rio vai gostar de ouvir o fado recontextualizado, numa expressão que vai além daquilo que é a performance fadística mais ou menos oficial", disse, em entrevista por 'email'.

O espetáculo aborda o modo de ser português, indagando lugares do inconsciente mítico e da personalidade histórica nacional, usando como linguagens a fala, o canto, a dança e também o vídeo.

"A virtude da internacionalização está no esbater das fronteiras. As artes cénicas são a alfândega ideal", afirmou Pais.

O elenco do espetáculo conta com o pianista Mário Laginha, os fadistas José Manuel Barreto e Raquel Tavares, os atores Emília Silvestre, Pedro Almendra e Pedro Frias, e os bailarinos Carla Ribeiro, Mário Franco e Romulus Neagu.

Os músicos Carlos Picarra Alves, no clarinete, Mário Franco, no contrabaixo, Miguel Amaral, na viola portuguesa, e Paulo Faria de Carvalho, Albano Jerónimo, António Durães e João Reis, na viola, também fazem parte do elenco.

Outras produções do Teatro Nacional São João foram encenadas no Brasil, como "Madame" (2000), "Supernova" (2000), "Turismo Infinito" (2009) e "Sombras"(2012).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório